Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Venda flexível e 'fundo mau' no Estado é solução para o Banif

Administração está a fazer horas extraordinárias para tentar encontrar interessados até ao final da semana.

Venda flexível e 'fundo mau' no Estado é solução para o Banif
Notícias ao Minuto

09:17 - 16/12/15 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Os problemas do Banif já eram conhecidos há várias semanas, mas as notícias de uma possível resolução pública avançadas pela TVI e Público parecem ter acelerado a busca por uma solução sustentável. 

A venda da participação pública de 60% no capital do banco entrou em velocidade de cruzeiro, com a liderança de Jorge Tomé a receber a ajuda da Deloitte para procurar interessados. Até sexta-feira, a administração do Banif espera receber ofertas concretas, que deverão ser analisadas pelo Governo para que seja escolhido um comprador até ao final deste ano. 

Na edição impressa de hoje, o Diário Económico garante que o Ministério das Finanças quer reservar três meses para a conclusão do negócio após a escolha de um comprador, o que significa que a conclusão do processo do Banif só deverá chegar em março do próximo ano. O modelo de venda ainda não foi totalmente definido, mas uma das fontes citadas pelo Económico fala num "formato flexível", que coloca nas mãos dos interessados a escolha dos detalhes finais. 

A separação entre banco e fundo com ativos 'tóxicos' parece quase certa, mas o destino do 'banco mau' não é conhecido. Caso as ofertas tenham em vista apenas os ativos e participações 'boas' do Banif, o Estado será forçado a assumir os riscos do 'fundo mau', pelo menos até ser encontrada outra solução. 

Os rumores apontam neste momento seis interessados, que poderão fazer propostas pelo banco e pelos ativos 'tóxicos', com condições variáveis. O Observador garante que o Santander é um dos nomes mais fortes na corrida, principalmente após a aprovação de um aumento de capital de 300 milhões de euros que vai aumentar a liquidez do banco de origem espanhola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório