Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 28º

Franceses 'ganham' Metro do Porto e STCP fica com espanhóis

Governo já escolheu novas gestoras dos transportes portuenses. Ministério da Economia pretende poupar 120 milhões com acordo.

Franceses 'ganham' Metro do Porto e STCP fica com espanhóis
Notícias ao Minuto

12:33 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Subconcessões

O Ministério da Economia já escolheu os vencedores do concurso para a subconcessão do Metro do Porto e STCP. De entre as sete propostas feitas pelas duas empresas, o Governo considerou a da francesa Transdev como a mais vantajosa pela Metro e a da espanhola Alsa foi escolhida no processo STCP, tendo o preço como único critério de escolha.

A decisão foi anunciada numa conferência de imprensa conjunta do ministro da Economia António Pires de Lima e do secretário de Estado dos Transportes. De acordo com Sérgio Monteiro, a poupança nos próximos dez anos deverá chegar aos 120 milhões de euros.

O secretário de Estado aproveitou ainda para descansar os clientes, garantindo que "os bilhetes não vão ter um aumento extraordinário". "É proibido nas regras do concurso que haja aumento extraordinário. Os bilhetes aumentam à taxa de inflação de todos os anos"", disse Sérgio Monteiro aos jornalistas.

O Governo revelou também que a subconcessão aos dois grupos estrangeiros é mais favorável ao Estado do que a proposta dos catalães da TCC aceite no verão do ano passado. "O valor global face à proposta anterior melhora em 18 milhões de euros", frisou Sérgio Monteiro.

Também presente na conferência de imprensa de hoje, o Ministro da Economia António Pires de Lima mostrou-se muito "satisfeito" com todo este processo, que vai permitir poupar "milhões de euros aos contribuintes portugueses".

[Notícia atualizada às 14:40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório