Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

"Impensável" manter bancos fechados por período prolongado de tempo

Ewald Nowotny, membro do conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE), considera "impensável" que a banca na Grécia se mantenha fechada por um período prolongado de tempo.

"Impensável" manter bancos fechados por período prolongado de tempo
Notícias ao Minuto

13:23 - 06/07/15 por Lusa

Economia Banco Central

"Ajudas ao setor bancário são ajudas a toda a economia" de um país, recordou Nowotny, que também é governador do banco central austríaco (OeNB), à agência austríaca APA.

Na sua opinião, seria "extremamente problemático" e inclusivamente "impensável" manter fechados os bancos por um período prolongado de tempo".

O austríaco Nowotny participa hoje nas deliberações do BCE sobre a assistência de liquidez aos bancos gregos, fechados há uma semana, depois do contundente 'não' do povo grego ao programa de austeridade proposto pelos credores no referendo de domingo.

O governador indicou que os créditos às empresas correspondem à "circulação sanguínea" da economia real de um país, mas recusou comentar se o BCE vai decidir retomar a assistência financeira à Grécia para permitir a reabertura dos bancos.

Nowotny concorda com o compatriota Hans Jörg Schelling, ministro das Finanças da Áustria, em que as frentes entre as partes que negoceiam um programa de ajuda à Grécia se endureceram depois do resultado do referendo.

Depois de considerar que o caminho será "duro e difícil", Schelling mostrou-se esperançado de que com a demissão do seu homólogo grego, Yanis Varoufakis, o ambiente das negociações com Atenas melhore.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório