Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Prazo chegou ao fim e Grécia não pagou

O prazo para o pagamento da tranche de quase 1600 milhões de euros ao FMI terminou há instantes e a Grécia não cumpriu, avança o The Guardian.

Prazo chegou ao fim e Grécia não pagou
Notícias ao Minuto

23:08 - 30/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Dívidas

Reporta o The Guardian que a Grécia está em incumprimento com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Os responsáveis da instituição estão reunidos e não houve, até ao momento, qualquer informação relativa a um alargamento do prazo ou provas de pagamento dos quase 1600 milhões de euros. Prazo terminou há instantes.

A publicação sublinha, assim, que a Grécia entra num momento histórico da crise ao ser a primeira economia avançada a entrar em incumprimento técnico.

O pagamento em falha é o maior na história do FMI e a partir deste momento a Grécia só receberá mais empréstimos do FMI assim que o atraso for regularizado, indicou o porta-voz da instituição.

O responsável acrescentou que o FMI ainda vai estudar o pedido de alargamento do prazo de pagamento "a seu tempo". Não se sabe se se trata de um possível adiamento ou de uma questão processual.

Recorde-se que o governo helénico pediu ao FMI para adiar o prazo imposto para o pagamento da tranche em dívida. A instituição reuniu para discutir o pedido grego e nada tinha sido adiantado antes do término do prazo para o pagamento.

O país tinha até ao final da noite de hoje (23 horas em Lisboa) para pagar, evitando entrar em incumprimento com os credores internacionais - FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia.

[Notícia atualizada às 23h28]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório