Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Reunião do BCE e emprego nos EUA entre destaques da semana

Uma reunião do Banco Central Europeu (BCE) e um relatório do emprego dos EUA, com dados referentes a fevereiro, são dois dos destaques em matéria económica na semana que se avizinha.

Reunião do BCE e emprego nos EUA entre destaques da semana
Notícias ao Minuto

11:42 - 01/03/15 por Lusa

Economia Mercado

A reunião do BCE, que decorrerá na quinta-feira, será um dos destaques para os investidores até porque esta decorre "no início de um mês marcado pelo arranque do 'quantitative easing' [os programas de compra de dívida pública] da zona euro", realçou à agência Lusa Ramiro Loureiro, analista de mercados do Millennium investment banking.

Já no arranque da semana, serão revelados os indicadores PMI Indústria de fevereiro, que "permitirão aferir sobre o ritmo da atividade transformadora nos diversos países da zona euro".

Estima-se que em termos agregados se tenha registado uma ligeira aceleração em fevereiro, frisa Ramiro Loureiro.

Terça-feira será um dia "bem mais calmo", prossegue o analista, "havendo apenas lugar à revelação das vendas a retalho na Alemanha e do IPP da zona euro, ambos de fevereiro".

Na quarta-feira, por seu turno, as atenções estarão voltadas para os indicadores PMI Serviços na zona euro, Reino Unido, EUA, Brasil, China e Japão, "que permitirão aferir acerca da capacidade de evolução da atividade terciária".

No dia seguinte sucederá então a reunião do BCE e os investidores, antecipa Ramiro Loureiro, "deverão estar ávidos na busca de mais detalhes sobre o programa que pretende voltar a trazer a inflação para níveis junto do objetivo dos 2%".

No final da semana, sexta-feira, o destaque vai para a revelação do relatório do emprego dos EUA relativo a fevereiro.

"O mercado antecipa um recuo de 10 pontos base na taxa de desemprego para os 5,6%."

Já na zona euro, "será conhecido o valor preliminar do PIB no 4º trimestre", adianta ainda o analista de mercados do Millennium investment banking.

Em matéria de resultados de empresas, em Portugal serão reveladas nos próximos dias as contas da EDP (terça-feira), Jerónimo Martins e CTT (quarta-feira), Sonae Sierra (quinta-feira) e Sonaecom (sexta-feira).

Haverá ainda leilões de dívida pública: França vai ao mercado na segunda-feira, para angariar 7,5 mil milhões de euros a curto prazo, a Grécia procurará colocar dívida de curto prazo na quarta-feira e Espanha e França farão o mesmo em títulos de longo prazo no dia seguinte.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório