Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

FMI diz que gestores portugueses têm "fracas competências"

O representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Lisboa aponta os “constrangimentos agudos nas competências de gestão” como a principal causa para a dificuldade do país em aumentar a sua competitividade, escreve o Diário de Notícias.

FMI diz que gestores portugueses têm "fracas competências"
Notícias ao Minuto

08:24 - 24/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Intervenção

Portugal tem dificuldade em aumentar a competitividade externa porque os gestores portugueses não são os mais competentes.

A opinião é de Albert Jaeger, o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Lisboa, que, em Madrid, apontou os pontos que considera serem os ‘travões’ ao desenvolvimento do país.

Para o economista, a primeira dificuldade que o país enfrenta é o facto de não poder fazer uma desvalorização cambial, uma vez que está no euro. Depois, Jaeger sublinhou o facto de existirem “interesses instalados no setor não transacionável” e alertou para o problema das “rendas [excessivas] serem difíceis de reduzir”.

Na sua intervenção na escola de gestão do IE Business School em Madrid, o representante do FMI explicou que é difícil melhorar a competitividade de Portugal porque existe uma “restrição aguda nas competências de gestão no setor público”.

Um problema ao qual se juntam os “pesados custos de transação” e a inexistência de uma já muitas vezes anunciada mas ainda não concretizada “reforma [do Estado] de baixo para cima”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório