Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Total das operações extraordinárias vale 5,9% do PIB

A ministra das Finanças disse hoje que o conjunto de operações extraordinárias em 2014, como criação do Novo Banco, corresponde a 5,9% do PIB, ressalvando que as entidades ainda não se pronunciaram sobre a inclusão no défice.

Total das operações extraordinárias vale 5,9% do PIB
Notícias ao Minuto

15:00 - 28/08/14 por Lusa

Economia Governo

Maria Luís Albuquerque, que falava aos jornalistas na apresentação do orçamento retificativo, voltou a assegurar o cumprimento de um défice de 4% do PIB este ano.

Questionada sobre qual seria o défice incluindo as operações extraordinárias, como a reclassificação de empresas dos transportes e a criação do Novo Banco, a ministra disse que o Governo ainda não sabe ao certo como é que estas medidas vão ser classificadas pela parte das autoridades estatísticas, o INE e o Eurostat.

"Isso corresponde a 5,9% do PIB, mas não sabemos qual vai ser a decisão das autoridades estatísticas se incluem ou não no défice", disse a governante.

Maria Luís Albuquerque disse que a resolução do Banco Espírito Santo (BES) e a capitalização do Novo Banco, no entendimento do Governo "terá um impacto no défice", mas que as autoridades ainda não se pronunciaram sobre a operação.

"Isso corresponde a 2,9% do PIB, mas não sabemos ainda não sabemos se as autoridades incluem ou não no défice", afirmou.

Além destas operações, Maria Luís Albuquerque indicou que a reclassificação da CP vale 2,3%.

"Em todo o caso a nossa meta de 4% não tem isso em conta, para o esforço que os portugueses têm de fazer este ano isso não conta", afirmou.

Os restantes 0,7% do PIB deverão resultar da dívida dos STCP e da Carris.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório