Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses já gastaram mais de 30 mil milhões com cartão

Até agosto, os portugueses gastaram, em levantamentos no multibanco e compras pagas com cartão, 30,3 mil milhões de euros, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje citados pelo Diário Económico. Outro dado curioso, merecedor de destaque, é o valor (955,9 milhões) de operações realizadas fora de Portugal nos primeiros sete meses deste ano e que corresponde ao valor mais elevado desde que existe histórico.

Portugueses já gastaram mais de 30 mil milhões com cartão
Notícias ao Minuto

13:18 - 22/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia INE

Nos primeiros sete meses deste ano, de acordo com dados do INE, os portugueses gastaram 30,3 mil milhões de euros em levantamentos e compras com cartão multibanco, o que corresponde a um aumento de 2,83% face ao período homólogo e o valor mais elevado desde igual período de 2011, destaca hoje o Diário Económico.

Mais especificamente, foram levantados quase 14,6 mil milhões, um aumento de 25,7 milhões comparando com o ano passado e mais 105 milhões em comparação com 2012. Mas é em relação ao pagamento de compras com cartão que a subida é mais expressiva: mais 811,5 milhões em comparação com 2013, representando um total de 15,7 mil milhões de euros.

Também estão a aumentar estas operações fora do território nacional, não só devido a férias, mas também ao aumento da emigração. O montante levantado lá fora foi de 955,9 milhões de euros, um aumento de 10,8% face a igual período de 2013 e o valor mais elevado desde que existe histórico das operações com cartões multibanco.

O Diário Económico salienta ainda que só entre junho e julho, meses em que os portugueses aproveitam para desfrutar de uns dias de férias, foram ‘gastos’ mais de 332 milhões de euros, mais 3,65% do que o valor ‘desembolsado’ no ano passado.

No que diz respeito aos estrangeiros que visitaram Portugal nos primeiros sete meses deste ano, o INE dá conta de um gasto de 2,2 mil milhões, uma subida de 10,4% face ao período homólogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório