Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

As dúvidas de Teixeira dos Santos sobre o BES

No seguimento da crise que se vive no Banco Espírito Santo (BES) e na sua repercussão nos mercados, Teixeira dos Santos afirmou, no programa ‘Contra Corrente’ do Económico TV, que é necessário esclarecer se este é ou não um caso isolado, se há mais empresas na situação da PT (devido à Rioforte), se a situação vai ter impactos macroeconómicos e se as novas regras bancárias europeias vão ser devidamente aplicadas no caso do BES.

As dúvidas de Teixeira dos Santos sobre o BES
Notícias ao Minuto

09:00 - 17/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Crise

“A situação que nesta semana temos vivido em torno do Banco Espírito Santo (BES) suscita quatro questões", alertou, no programa ‘Contra Corrente’ do Económico TV, Teixeira dos Santos.

Para o antigo ministro das Finanças, citado pelo Diário Económico, é imprescindível que se esclareça se a crise no BES é ou não um “caso isolado”, de forma a saber se “delimita os riscos de contágio e os efeitos sistémicos”.

Em segundo lugar, entende o ex-governante, “o caso da PT e as suas relações de financiamento com o Grupo Espírito Santo (GES) tornam necessário olharmos para as regras de governo solitário, nomeadamente no que diz respeito às transações com as partes relacionadas, assegurar a transparência, assegurar que os potencias conflitos de interesse são devidamente acautelados e que existem mecanismos de avaliação de risco adequados".

“Além de se dever perceber se há mais empresas na situação da PT, com exposições excessivas desta natureza”, deve-se perceber se esta situação tem efeitos macroeconómicos, na medida em que pode abalar as expectativas e o grau de confiança em Portugal.

Por último, Teixeira dos Santos encara como importante saber se as novas regras europeias de resolução bancária “vão ou não ser devidamente implementadas, até no âmbito do BES” e se o Estado português terá de intervir.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório