Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Venda do Finibanco 'rendeu' a responsáveis 270 mil euros ilegais

O Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa acusou quatro responsáveis pelo Finibanco de obter ganhos ilegais com recurso a abuso de informação e abuso de confiança aquando da Oferta de Aquisição Pública (OPA) lançada pelo Montepio, conta o i. No total, estão em causa 270 mil euros.

Venda do Finibanco 'rendeu' a responsáveis 270 mil euros ilegais
Notícias ao Minuto

16:10 - 30/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Montepio

270 mil euros foi o valor que quatro pessoas ligadas ao Finibanco ganharam ilegalmente aquando da Oferta Pública de Aquisição (OPA) do Montepio sobre este banco, em 2010, refere o jornal i.

Os responsáveis, acusados pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, terão tirado proveito da posição em que se encontravam para obter informações privilegiadas.

Tendo conhecimento da OPA antes de esta se tornar pública, o então consultor jurídico do Finibanco, Fernando Bandeira, e o director do grupo Vicaima, que mais capital social detinha no banco, Manuel Bessa Monteiro, apressaram-se a adquirir acções a um preço mais baixo daquele a que as venderam. “Tal alienação permitiu aos arguidos a obtenção de uma mais-valia líquida de 263 409,59 euros”, lê-se no despacho a que o i teve acesso.

Os responsáveis terão, além do crime de abuso de informação, incorrido em abuso de confiança, no momento em que compraram as acções com recuso a um descoberto de uma conta bancária titulada por Fernando Bandeira e com dinheiro proveniente de uma imobiliária do grupo Vicaima. Por isso, o Ministério Público estipulou que ambos, sujeitos a Termo de Identidade e Residência, devem pagar ao Estado um valor igual ao dos dividendos (mais de 263 mil euros).

Além destes, também o responsável do Serviço de Negociação da Direcção de Mercado de Capitais do Finibanco, Mário Ferraz de Azevedo, e a mulher, Rosa de Almeida, terão obtido lucros ilícitos (6.439 euros) ao adquirir acções do Finibanco por saber que o Montepio iria lançar uma nova OPA, no final do ano, para deter a totalidade daquele banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório