Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Joe Morris, Barry Guy e Éme atuam no Museu do Chiado

O norte-americano Joe Morris, o britânico Barry Guy, o cabo-verdiano Julinho da Concertina e o português Éme são alguns dos músicos que estarão ao longo do verão no jardim do Museu do Chiado, em Lisboa.

Joe Morris, Barry Guy e Éme atuam no  Museu do Chiado
Notícias ao Minuto

16:20 - 03/07/15 por Lusa

Cultura Noites de verão

Desde 2010, o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado tem acolhido o ciclo "Noites de verão", com concertos gratuitos ao final do dia, no Jardim das Esculturas, protagonizados por artistas portugueses e estrangeiros, da música mais experimental à tradicional.

Este ano a iniciativa começa no dia 10, com o regresso a Portugal do guitarrista e contrabaixista Joe Morris, um dos mais importantes nomes do jazz e da música improvisada, afirma a associação Filho Único, responsável pela programação.

Com uma longa lista de colaborações e álbuns, alguns dos quais editados pela portuguesa Clean Feed Records, Joe Morris tem publicado, mais espaçadamente, alguns registos a solo, nomeadamente "Singularity" (2001), para guitarra, "Atmosphere" (2008), para banjo, e o mais recente "Joe Morris Solos Bimhuis", gravado em Amsterdão.

Sempre às sextas-feiras, o ciclo prolongar-se-á até 04 de setembro. A 17 de julho apresenta-se Djumbai Jazz, projeto do guineense Maio Coopé, que transpõe para a música a pluralidade étnica e cultural da Guiné-Bissau. Com ele estarão Braima Galissá, na kora, e Sadjo Cassamá, na guitarra e voz.

A 24 de julho, o jardim acolhe um solo do contrabaixista Barry Guy, músico da improvisação, próximo de Evan Parker, fundador da London Jazz Composers Orchestra e da Barry Guy New Orchestra, e a 31 surgirão os Yong Yong, eletrónica experimental dos portugueses Rodolfo Brito e Francisco Silva, radicados em Glasgow, Reino Unido.

Agosto acontece no Museu do Chiado com o guitarrista João Marcelo, ou Éme, que deverá recuperar as músicas do álbum "Último siso", editado no verão passado, com o italiano Lorenzo Senni, músico que "aposta na desconstrução da cultura e estética rave", e o cabo-verdiano Julinho da Concertina, radicado há mais de 40 anos em Portugal e que reparte o tempo entre a música e uma horta urbana.

O mês de agosto fecha com o português David Maranha e a sueca Helena Espvall, músicos que têm colaborado nos últimos anos, em palco e em disco, nomeadamente no recente "Sombras Incendiadas", lançado pela editora suíça three:four records.

O encerramento do ciclo "Noites de verão" dar-se-á com o músico, designer e editor Bill Kouligas, a 04 de setembro.

"Depois de muitos anos a produzir e apresentar ao vivo música experimental sob diferentes pseudónimos", Bill Koulligas entra numa nova fase criativa, afirma a Filho Único. No Chiado apresentará "um novo concerto de electrónica manipulada ao vivo" e antecipará o registo que sairá depois do verão.

Em cinco anos, pelo "Noites de verão" já passaram nomes como Tó Trips, Lula Pena, Manuel Mota, Rafael Toral, B Fachada, Lieven Martens, Sei Miguel, Jorge Lima Barreto e Kimi Djabaté.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório