Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Piratas informáticos pró-russos bloqueiam páginas de portos neerlandeses

As autoridades de quatro províncias dos Países Baixos confirmaram hoje que as páginas digitais dos seus portos registaram quebras durante esta semana devido a ciberataques reivindicados por piratas informáticos pró-russos que contestam a entrega de tanques à Ucrânia.

Piratas informáticos pró-russos bloqueiam páginas de portos neerlandeses
Notícias ao Minuto

19:16 - 14/06/23 por Lusa

Tech Países Baixos

As páginas digitais dos portos de Groningen, Amesterdão, Den Helder e Roterdão foram alvo de ciberataques que as deixaram incessíveis durante horas ou dias, em diversos momentos e no decurso da última semana.

Os ciberataques continham a assinatura dos 'bloggers' informáticos pró-russos designados "NoName057(16)", que asseguram que as suas ações são uma resposta ao anúncio emitido pelos Países Baixos sobre a intenção de comprar tanques à Suíça para os entregar à Ucrânia, de acordo com mensagens partilhadas no canal Telegram deste grupo.

A Alemanha, Dinamarca ou Espanha solicitaram em 2022 autorização à Suíça para reexportar armamento helvético em direção à Ucrânia, mas a tradicional posição neutral da Suíça não permite o envio de armas suíças para países em guerra, ou a sua venda através de terceiros.

No entanto, o Governo suíço aprovou em finais de maio o envio para a Alemanha de 25 tanques Leopard 2, após garantias de que não seriam reenviados em direção à Ucrânia.

O conflito armado na Ucrânia, iniciado com a invasão russa em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada como a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Leia Também: França fala em "vasta operação" de interferência russa nos media europeus

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório