Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Bloco de Esquerda diz que "obsessão pelo défice" está a prejudicar SNS

O Bloco de Esquerda avisou hoje o ministro das Finanças que a sua "obsessão pelo défice" está a prejudicar os utentes do Serviço Nacional de Saúde e acusou Mário Centeno de levar meses a autorizar processos e contratações.

Bloco de Esquerda diz que "obsessão pelo défice" está a prejudicar SNS
Notícias ao Minuto

12:32 - 11/04/18 por Lusa

Política Audições

Na audição parlamentar de hoje ao ministro Mário Centeno, o deputado do Bloco de Esquerda Moisés Ferreira começou por dizer que "na Saúde está tudo longe de estar bem", considerando que o ministro das Finanças devia ponderar sobre as razões que levaram à sua audição numa comissão parlamentar conjunta de Saúde e Finanças.

"Na saúde faltam profissionais, equipamentos e orçamento e o senhor [ministro das Finanças] é o principal responsável", acusou Moisés Ferreira, considerando que Centeno concentrou nele próprio decisões fundamentais para o setor da Saúde.

Para o Bloco, o ministro das Finanças "tem uma gaveta muito funda onde coloca as autorizações e onde ficam meses para decisões".

"Vai insistir nesta prática de ir para além da meta do défice? Ou vai pegar nos 800 milhões de euros que estão disponíveis e investir no Serviço Nacional de Saúde? De que lado está? Do lado de quem quer fazer boas figuras em Bruxelas ou do lado de quem quer investir no SNS?", questionou o deputado do Bloco.

Moisés Ferreira disse esperar que a meta de défice orçamental de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), a alcançar este ano, não seja mais importante do que autorizar "as centenas de contratações pendentes" na secretária de Centeno.

"Os utentes estão a sofrer com estes atrasos enquanto as autorizações marinam na sua gaveta. Quando vai abandonar a obsessão pelo défice?", afirmou o deputado bloquista.

O ministro das Finanças esta a ser ouvido hoje numa comissão conjunta de Saúde e de Finanças, sobre as dificuldades financeiras no setor da Saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório