Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

"Neste momento todos os políticos têm o rótulo de corruptos"

Manuela Ferreira Leite abordou, no seu comentário semanal na antena da TVI24, o caso de justiça que envolveu o ministro das Finanças e o presidente do Sport Lisboa e Benfica.

"Neste momento todos os políticos têm o rótulo de corruptos"
Notícias ao Minuto

23:15 - 01/02/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Ferreira Leite

Um dos casos de justiça que marcou o arranque da semana foi o dos bilhetes que Mário Centeno pediu para assistir a um jogo de futebol no Estádio da Luz e que, alegadamente, teriam tido como contrapartida uma isenção de IMI aplicada à empresa dos filhos de Luís Filipe Vieira – caso que foi hoje arquivado pelo Ministério Público.

Para Manuela Ferreira Leite este é um exemplo “paradigmático do ambiente de suspeição permanente que existe no país”. Um clima, acrescenta, que é “quase de alarme social sobre ideias de corrupção, sobre falta de seriedade”.

Além de paradigmático, o caso que envolveu o ministro das Finanças é “lastimável” pela forma como foi conduzido pelo Ministério Público (MP). “Dá a sensação que se reage [MP] da mesma maneira sendo um caso muito grave ou um caso que não interessa para ninguém”, refere, defendendo que ao fazerem-se buscas no Ministério das Finanças, “onde existem elementos altamente confidenciais que não são para estar na praça pública, estamos a misturar no mesmo saco coisas importantes e coisas que não são importantes” como se veio a verificar com o arquivamento do processo.

Por tudo isto, a antiga ministra das Finanças considera que “deveria haver algum cuidado” por causa da “publicitação”. “Este caso teve efeitos não só internamente, como externamente. O Parlamento Europeu já se estava a preparar para discutir o caso [além de que] foi mau para o Ministério Público”, referiu.

E nesta senda, Manuela Ferreira Leite foi imperativa: “Não há nenhum português – ou praticamente nenhum – que não tenha já pedido, na vida, um bilhete para ir ao futebol”Será que existe algum ministro das Finanças que se corrompa por um bilhete de futebol? Para que servem os camarotes VIP se não pode lá entrar ninguém porque é logo suspeito de corrupção?Tudo isto contribui, defende, para o facto de, “neste momento, todos os políticos terem o rótulo de corruptos”. Mas não só. A legislação que está a ser preparada no Parlamento, e que engloba 18 diplomas, é sintoma disso mesmo.

Estão a discutir estes 18 diplomas porque, por definição, são todos [deputados] corruptos e agora vamos fazer uma legislação para eles não exercerem esse espírito de corrupção”, afirma, lamentando que assim seja, pois “não pode haver uma democracia em que, por definição, os políticos são corruptos e nós desconfiamos deles”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório