Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PS defende ministra e acusa PSD e CDS de "contradição insanável"

Pedro Delgado Alves defendeu a ministra da Administração Interna, que ontem prestou esclarecimentos sobre a "descoordenação" da ANPC, e deixou críticas ao PSD e ao CDS.

PS defende ministra e acusa PSD e CDS de "contradição insanável"
Notícias ao Minuto

17:13 - 10/08/17 por Pedro Bastos Reis

Política Delgado Alves

O deputado do partido socialista Pedro Delgado Alves reagiu às declarações da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, sobre a “descoordenação” da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), considerando que existe uma “cadeia clara” de comando, e acusou o PSD e o CDS-PP de caírem numa “contradição insanável na ânsia absoluta de procurar algo para criticar o governo”.

“Há vários processos de levantamento e de deteção do que sucedeu no contexto dos incêndios em Pedrógão Grande. Há uma comissão, que até foi criada por iniciativa do PSD na Assembleia da República, que está a exercer as suas atividades e ainda não concluiu os seus trabalhos. Mas, desde já, há elementos que, mal ficaram concluídos, foram tornados públicos para que o processo de responsabilização e de escrutínio possa ter lugar, e foi isso que a senhora ministra ontem fez”, justificou o socialista.

Momentos antes das declarações de Pedro Delgado Alves, o líder parlamento do CDS, Nuno Magalhães, acusou a ministra da Administração Interna de fugir às suas responsabilidades e de estar “mais preocupada consigo própria do que com a segurança dos portugueses”.

O deputado socialista reagiu a estas acusações vindas do CDS, e defendeu a ministra, considerando que Constança Urbano de Sousa “longe de ter passado culpas, fez um levantamento junto dos serviços de tutela de tudo o que são elementos que podem ser melhorados no plano operacional”.

“Aparentemente, é-se preso por ter cão e por não ter. Por um momento, é necessário fazer o apuramento cabal de todas as responsabilidades e dar publicidade a tudo o que é apurado, mas quando essa prestação de contas tem lugar é igualmente um pretexto para, mais uma vez, criticar o governo”, afirmou Delgado Alves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório