Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CGD: "Não devem ser os banqueiros a chantagear o Estado"

Catarina Martins diz até que "não devem ser os banqueiros a chantagear o Estado sobre as condições em que estão ou não a administrar o banco público".

CGD: "Não devem ser os banqueiros a chantagear o Estado"
Notícias ao Minuto

17:55 - 28/10/16 por João Oliveira

Política Catarina Martins

À margem de uma visita a um hospital em Trás-os-Montes, no âmbito das jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda, Catarina Martins foi abordada pelos jornalistas sobre o tema dos últimos dias: os salários milionários do próximo conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Começando desde logo por dizer que “toda a situação da Caixa Geral de Depósitos é lamentável”, a líder do Bloco de Esquerda salienta que a CGD “é o banco público em que todos confiamos e que devia ser notícia por boas razões”, nomeadamente pela “confiança” que devia transmitir, pela “capacidade para ajudar a economia e criar emprego”, e não “ser notícia por causa da sua administração e desta opacidade tremenda em torno do conselho de administração”.

Considerando a posição da nova administração da CGD como “incompreensível”, sobretudo depois de o novo presidente do banco público ter recusado entregar a declaração dos seus vencimentos ao Tribunal Constitucional, a líder bloquista diz que o país já devia “ter aprendido com o passado”, ou seja, que “não são os salários milionários que garantem boa gestão na banca”. “Temos tido salários milionários tanto na banca privada como na pública e não garantiram nada até agora”, recorda.

O que garante bons resultados e uma gestão incólume, diz, são “a transparência e boas regras sobre salários e responsabilidade”. Isto porque, no passado, “nós já tínhamos salários milionários, já tínhamos problemas de responsabilidade e transparência”, reitera.

Ao defender uma política que implemente “o grau máximo de exigência sobre a transparência dos seus rendimentos, tal como os titulares de cargos políticos”, Catarina Martins refere não haver “razão nenhuma para quem administra o banco público ter menos obrigações de transparência do que um titular de cargos políticos”.

“Não devem ser os banqueiros a chantagear o Estado sobre as condições em que estão ou não a administrar o banco público”, remata a deputada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório