Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Não são perfeitos os nossos regimes, mas prefiro viver neste sistema"

Durão Barroso marcou presença esta manhã numa cimeira na Universidade Católica.

"Não são perfeitos os nossos regimes, mas prefiro viver neste sistema"
Notícias ao Minuto

12:08 - 12/04/16 por Pedro Filipe Pina

Política Durão Barroso

O agora ex-presidente da Comissão Europeia Durão Barroso marcou esta manhã presença na Cimeira das Democracias, que decorre na Universidade Católica, em Lisboa.

Perante uma plateia que incluía alunos da universidade e numa altura em que os Panama Papers servem de novo alerta para as falhas no sistema financeiro, Durão Barroso recordou Churchill.

“Pode-se dizer do modelo da nossa economia de mercado aquilo que Churchill disse da democracia”, afirmou, recordando a expressão de que a democracia é o pior sistema político, à exceção de todos os outros.

“Não são perfeitos os nossos regimes, mas apesar de tudo prefiro viver num sistema onde há a liberdade económica com a procura do bem comum, a viver naqueles sistemas em que, alegando o bem, se destrói a liberdade, ou daqueles que em nome da liberdade não se preocupam com os que ficam para trás”, afirmou ainda, numa altura em que a palavra já havia sido dada à plateia, para que os presentes colocassem questões.

“O nosso sistema procura esse equilíbrio e, de um modo ou outro a Europa tem ajudado a encontrar esse equilíbrio”, defendeu ainda, já no final da sua participação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório