Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Ou Costa mente ou planeia uma tremenda 'austeridade' para os 'ricos'"

No artigo de opinião que Vasco Pulido Valente assina hoje na última página do jornal Público o protagonista é António Costa.

"Ou Costa mente ou planeia uma tremenda 'austeridade' para os 'ricos'"
Notícias ao Minuto

10:25 - 18/10/15 por Notícias Ao Minuto

Política Pulido Valente

"O PC, o Bloco e o PS discutem agora presuntivos pontos de um ‘programa comum’. Pelo que se tem sabido só discutem medidas que aumentam a despesa e medidas que reduzem a receita", escreveu o historiador sobre as últimas reuniões entre os principais partidos, com o objetivo de encontrar uma solução de governabilidade estável.

Para o cronista, "ou Costa mente ou planeia uma tremenda 'austeridade' para os 'ricos', que, infelizmente não existem ou, tendo a fama, não têm o dinheiro".

"Parece que não passou despercebido ao PC que no resto da Europa o apoio ao PS acabou por desfazer os partidos comunistas. E que o próprio Bloco, num ou outro intervalo lúcido, desconfia que lhe pode acontecer o mesmo", frisa.

Mas as críticas de Vasco Pulido Valente não se ficam por aqui. "Costa, com o seu arzinho repolhudo de estadista, rejeita isto. Primeiro. Porque a ideia de se tornar refém dos seus companheiros de caminho não o atrai especialmente. Depois, porque passar uns meses na rua da Imprensa à Estrela acabaria com ele", garante.

"Até hoje não se resolveu nada. Mas bastaram meia dúzia de reuniões para provocar a indignação dos ‘puristas’ do PS e da ‘esquerda’. O PS e o Bloco não se distinguem pela sua particular disciplina; e o PC é guiado por interesses completamente estranhos ao “bom funcionamento” do regime", acrescenta.

O cronista revela ainda que "o papel que Costa pretende equivale a tomar o comando de um grupo de guerrilhas, na esperança de o transformar no Exército prussiano. Fora do mundo de fantasia as guerrilhas continuarão guerrilhas e Costa precisará de uma entrevista permanente na televisão para desculpar o que não tem desculpa".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório