Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Maioria absoluta? "Centrão a ver quem canta mais de galo"

Num artigo de opinião, Pedro Filipe Soares apela a voto no seu partido, porque as legislativas são para eleger deputados e não o primeiro-ministro.

Maioria absoluta? "Centrão a ver quem canta mais de galo"
Notícias ao Minuto

23:35 - 28/09/15 por Notícias ao Minuto

Política Filipe Soares

“O cliché da última semana de campanha é o fanatismo em torno das maiorias absolutas”, considera Pedro Filipe Soares, que diz que “não haverá nenhuma maioria absoluta nas próximas eleições”, algo que “já está a ficar claro”.

A opinião do dirigente e deputado bloquista surge num artigo de opinião publicado na TSF online, onde Pedro Filipe Soares defende que esta “é uma forma vintage de fazer campanha” que “mostra a incapacidade de inovação dos partidos do centrão: foi sempre assim em todas as eleições legislativas recentes”, escreve.

Para o deputado bloquista, está em causa uma “competição entre os partidos do centrão para ver quem canta mais de galo”, competição essa que não tem qualquer relação com a realidade.

Além de não acreditar que haja uma maioria absoluta no horizonte, seja do PS seja da coligação, “PSD e CDS não terão a maioria dos assentos parlamentares. Não teremos uma maioria de direita no parlamento”, algo que serve para o bloquista questionar o que os eleitores de esquerda farão com o seu voto.

Nas eleições, “não estaremos a escolher entre o primeiro-ministro, estaremos a escolher deputados”, escreve, acrescentando que “é no parlamento que se decidirá a base de apoio do novo Governo”

“Com a direita em minoria no parlamento, a força da esquerda será fundamental na próxima governação”, argumento que Pedro Filipe Soares realça para contrariar a ideia do voto útil e apelar ao voto no Bloco de Esquerda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório