Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Devolver IRS: "Sendo falso é falta de vergonha de Passos"

O BE considerou hoje que se o anúncio da devolução da sobretaxa de IRS paga em 2015 "fosse a sério seria eleitoralismo", mas sendo falso "é falta de vergonha na cara por parte de Pedro Passos Coelho".

Devolver IRS: "Sendo falso é falta de vergonha de Passos"
Notícias ao Minuto

19:14 - 25/09/15 por Lusa

Política OE2015

Os números da execução orçamental foram hoje conhecidos, tendo o Governo admitido antes devolver no próximo ano 35,3% da sobretaxa de IRS paga em 2015, se o ritmo de crescimento das receitas de IRS e de IVA registado até agosto se mantiver até ao final do ano.

"Se a notícia fosse a sério seria eleitoralismo, como é falsa é falta de vergonha na cara por parte de Pedro Passos Coelho", disse a porta-voz do BE, Catarina Martins, aos jornalistas a meio de uma arruada pelo centro de Olhão.

Na opinião da bloquista, "se fosse verdade que o Governo tinha dados de execução orçamental que lhe permitissem essa devolução de um terço", significaria que "quem ainda está no Governo estava a usar as suas funções governamentais para fazer um número de propaganda política a poucos dias das eleições e isso nunca seria aceitável".

"Não é verdade para já porque os dados de execução orçamental no que diz respeito às receitas de impostos estão inflacionados pelos reembolsos de IVA que não estão a ser feitos às empresas", começou por explicar.

Por outro lado, continuou Catarina Martins, "o descontrolo das contas públicas com o défice conhecido no primeiro semestre de 2015" significa que "não há nenhuma folga no orçamento".

"Acresce que está a ser anunciado como seja uma medida de devolução, quando não estamos a falar de devolução, estamos a dizer é que foi cobrado um imposto a mais às pessoas portanto não é nenhuma borla que vão ter", acusou.

A líder do BE considerou "triste que a poucos dias das eleições" se assista à coligação de direita "a instrumentalizar a máquina do Estado para a sua propaganda eleitoral", o que não é aceitável.

"Também não é aceitável criar expectativas nas pessoas que sabem tão bem pelos números que são públicos que não correspondem sequer à verdade", atirou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório