Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

"Lugar da Ucrânia na NATO"? Marcelo "estica-se um bocadinho", diz IL

As palavras são do antigo presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, em reação às palavras do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Kyiv, na Ucrânia, esta quinta-feira.

"Lugar da Ucrânia na NATO"? Marcelo "estica-se um bocadinho", diz IL
Notícias ao Minuto

23:46 - 24/08/23 por Notícias ao Minuto

Política João Cotrim Figueiredo

O antigo presidente da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, comentou, esta quinta-feira, as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa em Kyiv, na Ucrânia, quando afirmou que "o lugar da Ucrânia é na União Europeia e da NATO".

"Estica-se um bocadinho ao dizer que o lugar da Ucrânia é na União Europeia e da NATO", elaborou, na CNN Portugal. No entanto, frisou: "Do ponto de vista da Iniciativa Liberal, é, e vai acabar por ser mais cedo ou mais tarde, agora seria simplista considerar que um país com 70 milhões de habitantes e com um PIB per capita a cerca de metade da média europeia seria uma coisa fácil".

Na ótica de Cotrim Figueiredo, Marcelo tem, apesar disso, "feito um autêntico espetáculo comunicacional na Ucrânia", recordando as palavras ditas pelo chefe de Estado na quarta-feira, quando afirmou que "a fronteira de Portugal era a fronteira da Ucrânia", que considera ter sido "uma das melhores frases de política externa".

Recordando que o processo de adesão da Ucrânia à União Europeia está a ser acelerado "por uma questão de solidariedade", aponta ser importante haver uma controlo da corrupção no país, que está agravada pela guerra.

Recorde-se que o Presidente da República visitou Kyiv, esta quinta-feira, para dar continuidade à presença e solidariedade portuguesas para com a Ucrânia, e para participar nas comemorações do Dia da Independência.

Leia Também: Marcelo assinala que visita à Ucrânia "cumpriu todos os objetivos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório