Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"A clarificação passa pelas eleições primárias"

João Proença, membro do Secretariado Nacional do PS, considerou hoje que a clarificação do partido "passa pelas eleições primárias", sublinhando que "só pode haver diretas para cargos que estão vazios", rejeitando tentativas para "pôr em causa os estatutos".

"A clarificação passa pelas eleições primárias"
Notícias ao Minuto

12:20 - 22/06/14 por Lusa

Política João Proença

João Proença falava aos jornalistas à entrada da reunião da Comissão Nacional do PS, sublinhando que "o que está na ordem do dia é haver primárias", que estão marcadas para 28 de setembro, esperando que o "debate entre os candidatos, de facto, comece no mais curto prazo de tempo".

"Um partido é regulado pelos seus estatutos. Quando José Sócrates se demitiu do partido respeitaram os estatutos do partido e demoraram 45 dias. As pessoas façam as contas e não andem com tentativas de pôr em causa os estatutos do partido", disse.

Na opinião do ex-secretário-geral da UGT, "a clarificação passa pelas eleições primárias" porque "ou ganha António Costa, ou ganha António José Seguro".

"Porque é que começaram por falar em convocar umas diretas sabendo que as diretas eram ilegais, que eram contra os estatutos? Só pode haver diretas para cargos que estão vazios como quando José Sócrates se demitiu. Ou tentou-se condicionar o secretário-geral, forçar o secretário-geral, que ganhou as eleições europeias a demitir-se", questionou.

Na opinião de João Proença, "se as pessoas acham que a Constituição não deve ser alterada ao sabor dos acontecimentos, [então] também respeitem os estatutos que são a lei fundamental do partido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório