Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

É o quarto nome. Chega propõe Jorge Galveias para vice-presidente da AR

Partido propôs o nome de Jorge Galveias para a vice-presidência da Assembleia da República. O Chega já falhou a eleição três vezes.

É o quarto nome. Chega propõe Jorge Galveias para vice-presidente da AR
Notícias ao Minuto

16:37 - 02/03/23 por José Miguel Pires

Política CHEGA

O Chega vai apresentar o deputado Jorge Galveias como candidato do partido à vice-presidência da Assembleia da República (AR), anunciou, esta quinta-feira, o líder do partido, André Ventura.

"Se este nome chumbar, é sinal é de que o Parlamento não quer é ter um vice-presidente do Chega. Aí, eu acho que a situação se agrava consideravelmente", disparou Ventura no Parlamento, em declarações aos jornalistas, ao anunciar esta que será a quarta vez que o partido procura ver-se representado na vice-presidência da AR, normalmente ocupada pelas quatro maiores forças políticas nacionais.

As consecutivas 'negas' dadas aos candidatos do Chega à vice-presidência são "o mesmo que dizer que o voto" dos cidadãos que votaram no partido "não contou para efeitos da vice-presidência da Assembleia da República", considerou Ventura, que argumentou ter apresentado "perfis muito diferentes".

André Ventura disse que já foi enviado o ofício aos serviços da Assembleia da República para realizar nova eleição, que "se deverá realizar nos próximos dias, se os partidos não obstaculizarem". Relevante "é que isto acontecesse nesta fase", declarou o líder do Chega.

"Temos verificado um aumento crescente de votação", defendeu André Ventura, deixando um apelo ao PSD e à IL para que acompanhem o seu candidato, numa "normalização" das relações políticas à Direita no hemiciclo. "Entendemos que é um passo que queremos dar nessa normalização à direita", pediu o líder do Chega, para quem "é decisivo" ter os votos dos sociais-democratas e dos liberais nesta eleição.

Três tentativas levaram 'nega'

O Chega já tinha levado, em setembro de 2022, a votos o deputado Rui Paulo Sousa. Foi a terceira vez que este partido apresentou um candidato para a vice-presidência da mesa da Assembleia da República, depois de terem sido rejeitados os deputados Diogo Pacheco de Amorim e Gabriel Mithá Ribeiro, no início da legislatura.

Rui Paulo Sousa, deputado eleito por Lisboa e vice-presidente da bancada do Chega, obteve 64 votos favoráveis e 137 brancos, quando precisava de 116 votos a favor para ser eleito.

Votaram 213 dos 230 deputados, numa eleição feita por voto secreto em urna.

[Notícia atualizada às 16h54]

Leia Também: Chega quer referendar "sistema de classificação dos resultados escolares"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório