"Balela". Chega considera suplemento para as pensões "uma treta"

A deputada Felicidade Vital, do Chega, considerou hoje que o novo suplemento extraordinário para pensões anunciado pelo primeiro-ministro é "uma esmola" para os pensionistas e "uma treta" com fins eleitorais e acusou o Governo de populismo.

Assembleia da República, Parlamento, Portugal,

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Lusa
17/07/2025 19:56 ‧ ontem por Lusa

Política

Estado da Nação

"O primeiro-ministro veio aqui a anunciar uma esmola aos pensionistas. Paga uma só vez, em setembro, e portanto com fins eleitorais. É uma treta sim, é uma balela sim, senhor primeiro-ministro. Depois os populistas somos nós...", afirmou a deputada.

 

Numa intervenção durante o debate sobre o estado da nação, no parlamento, Felicidade Vital considerou que "o povo português está farto de ser enganado, farto de trabalhar uma vida inteira para depois receber pensões de miséria, enquanto os espertalhões do sistema, os ilegais protegidos vivem de subsídios, têm habitação social, ocupam as casas de quem trabalha e ainda cometem crimes contra mulheres e crianças".

"Com o Chega, a Segurança Social deixará de ser o paraíso dos oportunistas e voltará a ser o que deve ser, um pilar de apoio para quem deu ao país e não um prémio para quem só suga e vive daquilo que os outros constroem com o suor e lágrimas", afirmou.

A deputada desafiou também o primeiro-ministro a "ter a coragem de reformar o sistema, que está à beira do colapso moral, e defender verdadeiramente os portugueses".

O Governo vai aprovar na sexta-feira um novo suplemento extraordinário para todas as pensões até 1.567,50 euros de entre cem e duzentos euros, a ser pago em setembro, anunciou hoje o primeiro-ministro na abertura do debate do estado da nação.

Segundo Luís Montenegro, o suplemento extraordinário será pago em setembro e terá o valor de 200 euros para as pensões até 522,50 euros, de 150 euros para as pensões entre 522,50 euros e os 1.045 euros e terá o valor de 100 euros para todas as pensões entre 1.045 e 1.567,50 euros.

Leia Também: PSD aponta ao PS tendência para se autoexcluir do diálogo com o Governo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas