Meteorologia

  • 25 JUNHO 2019
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 19º

Edição

Cortes na Educação deixam de fora Ensino Superior e Ciências

O Governo discute hoje em Conselho de Ministros o Documento de Estratégia Orçamental para os próximos quatro anos e, segundo noticia esta segunda-feira o jornal Diário de Notícias, no setor da educação os cortes deverão incidir no ensino básico, secundário e nas despesas de funcionamento do ministério.

Cortes na Educação deixam de fora Ensino Superior e Ciências

O Ensino Superior e as Ciências serão as áreas protegidas no âmbito dos cortes no Ministério da Educação para os próximos quatro anos. De acordo com uma noticia avançada esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, o ministério liderado por Nuno Crato quer que a contenção orçamental ocorra, novamente, no ensino básico e secundário, mas também nas despesas de funcionamento do ministério.

“Não está prevista qualquer redução por efeito demográfico, pois é o objectivo do Governo haver mais estudantes a ingressar no ensino superior. Por isso, estão previstas apenas medidas de eficiência”, referiu fonte governamental ao Diário de Notícias, relativamente a possíveis cortes nos orçamentos das universidades, garantindo também que "não há qualquer medida prevista para a área da Ciência".

De lembrar que nos cortes previstos para 2015, as principais áreas em que o Governo liderado por Pedro Passos Coelho quer intervir estão já identificadas, sendo que o Executivo quer poupar 1,4 mil milhões de euros, sobretudo com poupanças na área da Educação, Administração Interna, Ambiente e Agricultura.

Por fim, de referir que o ministério hoje tutelado por Nuno Crato foi um dois mais afetados durante os últimos três anos, sendo que, desde 2011, já perdeu qualquer coisa como 1.200 milhões de euros, valor que superou o estabelecido no memorando de entendimento com a Troika.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório