Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

"Sem estado de emergência teria sido um desastre"

Líder do PSD deu conta, na sua intervenção no Parlamento, que o partido votará favoravelmente à renovação do estado de emergência no país.

"Sem estado de emergência teria sido um desastre"
Notícias ao Minuto

10:24 - 02/04/20 por Melissa Lopes

Política Rui Rio

Rui Rio, líder do PSD, disse esta quinta-feira no Parlamento que "sem estado de emergência", declarado há 15 dias, "teria sido um desastre" e evidenciou os "progressos" alcançados nestas últimas duas semanas. 

"Há duas semanas, o PSD apoiou a declaração do estado de emergência. A primeira razão que na altura evocamos foi uma razão de eficácia no combate à pandemia. A pergunta que hoje queremos colocar, para a renovação ou não do estado de emergência, é se ele efetivamente resultou", começou por dizer Rui Rio, respondendo de seguida à sua própria questão:  "Sem estado de emergência teria sido um desastre"

Para o dizer, o líder social-democrata trouxe dados concretos ao debate. "A doença crescia à taxa de 35% ao dia, no dia em que declaramos o estado de emergência. Se essa taxa continuasse, teríamos hoje mais de 40 mil pessoas infectadas. Ela recuou e a taxa média caiu nestes últimos 15 dias para cerca de 21%. é uma taxa muito elevada mas muito distante daquilo que são os 35% que tínhamos", disse. 

Por outro lado, sublinhou que a, cada dia que passa, a economia se ressente, devendo estar a saúde em primeiro plano. 

"Sabemos que estamos a criar um problema económico gigantesco ao país. Cada dia que passa é obviamente um dia em que as coisas pioram", assumiu, sublinhando que há "um drama em que aquilo que é bom para a saúde e que é mau para a economia, e o que é bom para a economia é mau para a saúde"

"Mas, a verdade é que neste momento a saúde tem de estar em primeiro lugar. Temos que salvar vidas. Mas salvar inclusive qualidade de vida, porque muitos dos infectados poderão ficar com sequelas para o resto da sua vida", disse Rio. 

"Outro indicador importante", continuou, "é que no início da doença, cada português infetado estava a infetar mais três Hoje, esse número deve andar à volta do 1,2 ou 1,3". E para o líder social-democrata, "este progresso que conseguimos é um progresso que não podemos esquecer". Nesse sentido, considerou ser " indiscutível que temos de prolongar o estado de emergência" e adiantou que "o PSD irá votar, naturalmente, favoravelmente".

Rio sublinhou ainda  que é preciso apoiar as empresas e as famílias "com muito rigor" e "com critério".

E dirigindo palavras fortes à banca, afirmou: "A banca não pode querer ganhar dinheiro com a crise. O objetivo da banca tem de ser lucro zero em 2020 e em 2021 (...) Se apresentar lucros avultados, esses lucros serão uma vergonha e uma ingratidão para com os portugueses".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório