Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

PCP condena "pressões e ingerências externas" na Bolívia

O PCP emitiu hoje uma nota de solidariedade "para com o povo da Bolívia", condenando as ações "fomentadas por inaceitáveis pressões e ingerências externas" que colocam "em causa a legitimidade das eleições" que deram a vitória a Evo Morales.

PCP condena "pressões e ingerências externas" na Bolívia
Notícias ao Minuto

18:16 - 05/11/19 por Lusa

Política PCP

No documento, os comunistas explicam que "perante a violência e desestabilização golpista desencadeadas pelas forças reacionárias na Bolívia", manifestam a sua "solidariedade para com o povo boliviano e sublinha a necessidade do respeito pela vontade popular, democraticamente expressa pelo voto".

"O Governo português deve expressar o apoio às iniciativas que o presidente e governo da Bolívia estão a encetar no sentido de defender a democracia, o respeito pela vontade popular expressa nas urnas e a ordem constitucional do Estado Plurinacional da Bolívia", pode ler-se no comunicado enviado à agência Lusa.

De acordo com o PCP, as ações "fomentadas por inaceitáveis pressões e ingerências externas, visam dividir os bolivianos e colocar em causa a legitimidade das eleições, a imparcialidade dos órgãos eleitorais competentes e o normal funcionamento das instituições".

"Tais intentos, que nada têm que ver com uma pretensa defesa da democracia ou transparência, têm como verdadeiro objetivo desrespeitar a expressão da vontade popular e derrotar o processo de afirmação soberana, de progresso social e de emancipação em curso na Bolívia", prossegue o texto.

Evo Morales reivindicou, no dia 24 de outubro, a vitória das eleições presidenciais à primeira volta, ao assegurar que obteve mais de dez pontos percentuais do que Carlos Mesa.

Contudo, a oposição boliviana acusa Morales de ter sido reeleito com recurso à fraude.

Desde essa altura têm-se registado confrontos entre apoiantes e opositores de Evo Morales e com as forças de segurança.

Ainda hoje, os apoiantes do presidente da Bolívia bloquearam a chegada à capital, La Paz, de Luis Fernando Camacho, um dirigente da oposição que foi devolvido de avião à sua cidade natal pelas autoridades, no meio de protestos.

Na sexta-feira, a polícia usou gás lacrimogéneo e balas de borrachas contra os manifestantes que marchavam em direção ao palácio presidencial, e que atearam fogo em barricadas durante os confrontos.

No poder desde 2006, o socialista Evo Morales pretende assumir um quarto mandato, no período entre 2020 e 2025.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório