Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Tragédia Borba: "Governo devia preocupar-se em saber se há outros casos"

Pedro Mota Soares acusa o primeiro-ministro de não “querer assumir responsabilidades” perante o aluimento de terras que matou duas pessoas e fez, alegadamente, três desaparecidos.

Tragédia Borba: "Governo devia preocupar-se em saber se há outros casos"

Mariana Mortágua e Pedro Mota Soares foram os convidados do Esquerda Direita, desta quinta-feira. O principal tema de conversa no espaço de comentário político da SIC Notícias foi a tragédia de Borba e a atribuição de responsabilidades da mesma.

Para o antigo ministro da Solidariedade, Trabalho e da Segurança Social não há dúvidas que o Governo tem responsabilidades em ter deixado que a estrada, arrastada pelo aluimento de terras da pedreira de Borba, não fosse fechada provocando a morte, alegadamente, a cinco pessoas.

O Estado falhou claramente a estas pessoas, como infelizmente já tinha falhado nos fogos de Pedrógão, como infelizmente falhou nos fogos do 15 de outubro e como, infelizmente, falhou nos fogos em Monchique este ano. Infelizmente o Estado falhou e voltou a falhar”, acusou Pedro Mota Soares, acrescentando que “as palavras do primeiro-ministro, são palavras de alguém que não quer assumir responsabilidades” tal como fez na altura dos incêndios.

Para o centrista, o Executivo devia “estar preocupado em apurar responsabilidades e em perceber se existe outros casos semelhantes pelo país”, mas, em vez disso, o Governo pede uma inspeção, exclusivamente, para o conjunto de pedreiras que existem na zona, esquecendo as restantes infraestruturas semelhantes existentes.

Já Mariana Mortágua assume ter dúvidas sobre o assunto. Para a deputada do Bloco de Esquerda ainda há muitas questões por esclarecer até apurar as responsabilidades do aluimento de terras mortal

“Se queremos apurar as responsabilidade e apurar o que se passou temos que compreender quem é que tinha que responsabilidade e até onde é que chegou a informação. E confesso que ainda tenho muitas dúvidas sobre este caso”, revela a parlamentar.

Contudo, Mariana Mortágua diz que, com os dados revelados até agora e considerando que estes são verdadeiros, pode-se atribuir responsabilidade tanto à Câmara Municipal de Borba como ao Executivo.

A estrada não tinha condições, deveria ter sido encerrada e a responsabilidade sobre a estrada é da Câmara desde 2005. Podemos questionar exatamente qual é a responsabilidade da autarquia porque não conhecemos ainda o contrato que fez a cedência desta Estrada Nacional para uma Estrada Municipal. Mas quem tinha a responsabilidade de fechar esta estrada era a Câmara e isso, neste momento, é claro”, explica, sublinhando que quem tinha responsabilidade sobre as pedreiras também é responsável.

“Outra questão é quem tinha responsabilidade sobre as pedreiras. E quem tem essa responsabilidade é o Governo, através, ou do ministério da Economia ou do ministério do Ambiente”, diz.

Em jeito de conclusão, a bloquista reforça a ideia de que há muitas questões por clarificar, principalmente para esclarecer “porque é que a autarquia não fechou a estrada e porque é que o Governo não a pressionou fechar a estrada, se de facto foi avisado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório