Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Proteção Civil vai reforçar drenagem e utilizar equipamento da Marinha

Autoridades admitem que o procedimento no local do desabamento de um troço da EN255 é de “grande complexidade”.

Proteção Civil vai reforçar drenagem e utilizar equipamento da Marinha

No ponto de situação desta noite de quarta-feira sobre a tragédia na pedreira de Borba, o comandante Distrital de Operações de Socorro de Évora, José Ribeiro, adiantou aos jornalistas que a drenagem das águas presentes neste local vai continuar a ser feita durante toda a noite “com as bombas que lá estão instaladas” e que este procedimento “vai continuar ao longo de vários dias”.

De acordo com a Proteção Civil, a drenagem é um “procedimento de grande complexidade”, sendo que, é necessário colocar as bombas de extração de água de forma faseada “para garantir que a água drenada não vai causar “constrangimentos” na linha de água.

Quanto às buscas pelas vítimas, que ainda não foram localizadas, mas que estarão no poço da pedreira, mostraram-se infrutíferas. “As buscas que efetuámos durante a tarde, no plano de água, infelizmente, não tiveram sucesso”, lamentou José Ribeiro.

A Proteção Civil tem previsto, para esta quinta-feira, um reforço da drenagem da água , com a colocação de mais uma bomba, e continuar as operações de busca no plano de água da pedreira "em simultâneo" e “com equipamento diferenciado, que permita fazer uma análise com mais pormenor do fundo da pedreira” que permita tomar outro tipo de decisões e “por exemplo, localizar alguma viatura”.

Para tal, acrescentou o comandante distrital, vão recorrer a equipamento da Marinha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório