Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Apreendidos mais de 300 kg de meixão vivo no Aeroporto de Lisboa

Esta é uma das espécies mais traficadas no mercado negro, podendo um quilograma de meixão atingir os 1000 euros.

Apreendidos mais de 300 kg de meixão vivo no Aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

13:03 - 19/01/18 por Melissa Lopes

País Mercado

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), através da Alfândega do Aeroporto de Lisboa, apreendeu 16 malas de porão, com o peso bruto de 317 quilos de meixão vivo (espécie anguilla anguilla), fez saber o Ministério das Finanças em comunicado.

A intervenção decorreu no âmbito das ações de controlo efetuado sobre as bagagens dos viajantes. Transportado por oito viajantes, tendo como destino final o Vietname, o meixão encontrava-se dentro de sacos de plástico com água, intercalados com sacos térmicos.

Segundo a tutela, esta é uma das espécies mais traficadas no mercado negro, sendo um comércio ilegal muito apetecível, podendo um quilograma atingir o valor de 1 000 euros.

O meixão tem muita procura, para fins alimentares, especialmente nos mercados asiáticos, principal causa do colapso da população desta espécie que faz parte do Anexo II da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção, denominada Convenção CITES.

“A atuação da alfândega contribuiu, assim, para a proteção desta espécie profundamente ameaçada, que se encontra muito abaixo dos limites biológicos seguros de sobrevivência”, lê-se na nota divulgada.

O processo, que contou com a colaboração da ASAE, seguiu para investigação criminal e o meixão foi devolvido à natureza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório