Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Após chumbo do Governo, Técnicos de Saúde vão regressar à greve

Um parecer negativo do Conselho Nacional das Ordens Profissionais levou ao chumbo do Parlamento em relação à pretensão dos Técnicos de Saúde.

Após chumbo do Governo, Técnicos de Saúde vão regressar à greve
Notícias ao Minuto

20:10 - 23/10/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Carreira

O Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS) considera “incompreensível” aquela que foi a “tomada de posição do Conselho Nacional das Ordens Profissionais” que se opôs à criação da Ordem dos Técnicos de Saúde por considerar que estes “não detêm autonomia técnica/científica” para tal.

“O que é falso”, garante o sindicato num comunicado enviado às redações.

Na mesma nota, o STSS aponta também como “falso” que os “processos de constituição” das ordens dos Técnicos Superiores das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica não cumpram os “requisitos administrativos” e não demonstrem a “imperatividade necessária à auto-regulação nestas profissões, o que o STSS considera igualmente falso e um insulto a profissões que são hoje uma referência internacional”.

Face ao exposto, o sindicato coloca então uma questão: “Não terá sido a Assembleia da República influenciada por mais um abuso de poder a roçar a chantagem do Conselho Nacional das Ordens Profissionais?”.

Perante esta situação, e exigindo ao Ministério da Saúde que dê explicações ao país, “uma vez que os doentes não podem continuar a ser prejudicados por jogos de poder e de negócios pagos pelo Orçamento do Serviço Nacional de Saúde”, o STSS avisa que os Técnicos de Saúde entrarão em greve no dia 2 de novembro, paralisação que arrancará com uma “grande manifestação em Lisboa, em frente ao Ministério da Saúde” e que decorrerá por tempo indeterminado.

A greve só será desconvocada, sublinha o sindicato, se forem “desbloqueadas as negociações e atingidos os objetivos reivindicados”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório