Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 19º

O ranking do (in)sucesso dos nossos alunos. Assim está a Educação

Já são conhecidos os indicadores do desempenho dos alunos do 9º ano e do secundário, quer do ensino público quer do privado. Conheça aqui as principais conclusões e comparações que podem ser feitas com os resultados.

O ranking do (in)sucesso dos nossos alunos. Assim está a Educação
Notícias ao Minuto

08:54 - 17/12/16 por Notícias Ao Minuto

País Educação

A maioria dos alunos não termina secundário sem chumbar ano ou exame. Em mais de 80% das escolas do secundário a maioria dos alunos não conseguiu terminar o secundário sem reprovar o ano ou chumbar em exames nacionais, sendo que a maioria dos casos de sucesso registaram-se em escolas públicas.

Num universo de 521 escolas que disponibilizaram dados sobre o percurso académico dos seus alunos ao longo do ensino secundário, apenas 76 estabelecimentos de ensino conseguiram que, pelo menos, metade dos alunos tivessem percursos diretos de sucesso, ou seja, conseguissem fazer o secundário sem chumbar nenhum ano nem a nenhum exame nacional.

Das 76 escolas onde a maioria dos alunos teve sucesso académico, apenas 17 são privadas, sendo públicas as restantes 59 que surgem em destaque neste ranking realizado pela Lusa com informações disponíveis no site Infoescolas.

Outra conclusão a retirar é a de que mais de um quarto das escolas secundárias (27,8%) obteve média negativa nos exames nacionais, num universo de 519 estabelecimentos de ensino públicos e privados.

A média das escolas privadas em exame foi de 12,93 valores, enquanto a das públicas se situou em 10,77 valores.

Se atendermos à Matemática, o 'bicho de sete cabeças' para muitos estudantes, um terço das escolas do secundário registou média negativa nesta disciplina. Um terço das escolas chumbou no exame nacional de Matemática do 12.º ano, mas a melhor classificada nas provas da disciplina registou uma média de 18 valores ( São Teotónio, em Coimbra).

Aliás, este colégio privado de Coimbra foi a escola com melhor média no exame de Matemática em 2015-2016, com uma nota cerca de dois valores superior aos 2.º e 3.º lugares da lista, conquistados este ano, respetivamente, pelos também privados Colégio Terras de Santa Maria, de Aveiro (16,38 valores), e Colégio Cedros, no Porto (16,17 valores).

Em relação ao Português, apenas uma em cada quatro escolas teve média positiva. Das 625 escolas públicas e privadas que levaram alunos a exame na disciplina de Português do 12.º ano, 456 tiveram uma nota média igual ou superior a 10 valores, o que equivale a 73% do total de escolas. Nesta item, a melhor escola foi a Academia de Música de Santa Cecília, privada.

No panorama geral, entre as escolas que fizeram exames do ensino secundário há subidas no ranking de mais de 250 lugares e descidas de mais de 300, com uma privada a liderar as subidas (entraram sete privadas entre as melhores médias) e uma pública as quedas. O Colégio de Amorim, da Póvoa de Varzim, Porto, foi a escola que mais subiu em relação ao ano anterior. No sentido inverso, as dez escolas que mais caíram na classificação são todas públicas.

Outras curiosidades a reter sobre o desempenho escolar do ensino secundário é que, por exemplo, há 14 escolas que dão notas sempre acima do esperado. E que só sete escolas melhoraram sempre os resultados dos alunos entre o 9º e 12º anos. Falando apenas do 9º a ano e dos exames a Português e Matemática, a maioria das escolas chumba nestes exames.

De referir ainda que é Viseu o distrito que lidera o ranking da melhor média nos exames de secundário. E já que falamos em sucesso: uma escola dos Açores subiu quase mil pontos no ranking. Trata-se da Escola Básica e Secundária das Flores que passou da posição 1.219 em 2015 para o 258.º lugar, subindo 961 lugares em apenas um ano. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório