Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Coldplay regressam da 'folga' de concertos. Afinal, que fenómeno é este?

Banda britânica atua este sábado e domingo, no Estádio Cidade de Coimbra. Dois dos concertos previstos aconteceram durante a semana.

Coldplay regressam da 'folga' de concertos. Afinal, que fenómeno é este?
Notícias ao Minuto

16:39 - 20/05/23 por Notícias ao Minuto

Cultura Coldplay

Os fãs de Coldplay foram surpreendidos quando a banda anunciou, em agosto do ano passado, que ia regressar a Portugal para - na altura - um concerto no Estádio Cidade de Coimbra.

Depois de uma espera de mais de uma década - a última vez que o grupo britânico tinha atuado em território nacional foi em maio de 2012, a euforia adivinhava-se grande - sem que, no entanto, se pudesse prever o fenómeno que viria a acontecer.

O caos foi instalado na manhã de 25 de agosto quando a corrida aos ingressos começou, causando alguns problemas nas plataformas online.

O lançamento de novas datas seguiu-se - mas, para os fãs mais atentos às palavras do vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, o caos já era de esperar. O responsável referiu que a cidade poderia receber até quatro concertos da banda britânica - depois de um processo de negociação com os Coldplay, que escolherem a cidade para o regresso.

Alguns bilhetes especiais, mais baratos e com condições envolvidas ainda foram colocados à venda o mês passado, mas acabaram por, à semelhança do que aconteceu nas quatro vezes anteriores, esgotar num instante.

Quem são os Coldplay?

Criados em janeiro de 1998, em Londres, os Coldplay assinaram o primeiro contrato discográfico um ano depois, quando já estavam a abrir para bandas como Catatonia e a passar na Radio 1, da BBC.

A banda lançou o primeiro disco, intitulado 'Parachutes', em 2000, ano em que fizeram a primeira digressão em nome próprio, apenas no Reino Unido, onde esgotaram a totalidade das datas. Desde então, já lançaram mais oito discos de estúdio e passaram múltiplas vezes por Portugal, desde o festival Paredes de Coura em 2000 até 2012, no Estádio do Dragão, no Porto.

No ano passado, a banda divulgou o videoclipe do tema 'Humankind', que incluía imagens de Coimbra e de outras cidades europeias, como Barcelona, Milão, Manchester, Copenhaga, Zurique e Amesterdão.

'Humankind' é um dos temas do álbum mais recente dos Coldplay, 'Music of the Spheres', editado em 2021 e que dá nome à atual digressão mundial do grupo.

Quem foi a presença portuguesa escolhida?

A banda revelou ainda, no início de abril, quem seria a artista escolhida para abrir os concertos. Bárbara Bandeira está a dar início ao espetáculo, e, na altura, confessou estar radiante com o convite. "Ainda não estou em mim. Isto vai mesmo acontecer", reagiu Bárbara Bandeira na rede social Instagram, minutos depois do anúncio. 

Já no início deste 'sonho', a cantora recorreu novamente às redes sociais para assinalá-lo, mostrando as melhores imagens deste dia e ainda o bilhete que recebeu da banda britânica. "Obrigada, Bárbara. Coldplay", pode ler-se na mensagem, assinada por Chris Martin, Jon Buckland, Will Champion e Guy Berryman (baixo).

Notícias ao Minuto [Nota dos Coldplay]© Reprodução Bárbara Bandeira/ Instagram  

O regresso

Depois de chegarem a Portugal e deixarem uma fotografia no Estádio Cidade de Coimbra, a banda levou os fãs à loucura. Com tudo a postos para nos próximos dias a cidade receber mais de 220 mil pessoas, a autarquia deixou algumas indicações, quer em termos de trânsito, quer em termos de conselhos para evitar problemas - que ainda podem ser úteis para quem vai aos concertos deste fim de semana - o que, de acordo com a Polícia de Segurança Pública tem sido conseguido.

No 1.º concerto, que aconteceu a 17 de maio, a banda levou os fãs ao 'Paradise', com um estádio com cerca de 50 mil pessoas. Chris Martin e companhia subiram a palco às 21h30, onde 'aqueceram' os fãs com 'Higher Power' e o público se deixou levar num jogo de luzes, proporcionado pelas pulseiras entregues à entrada do concerto.

'Paradise', 'The Scientist', 'Viva la Vida', 'Yellow' e 'Fix You' foram alguns dos temas em que o público mais se ouviu, mas o momento da noite foi proporcionado quando a banda britânica fez um 'bis' a 'A Sky Full of Stars'.

Quem esteve presente?

Das subidas ao palco...

Logo na sua 'estreia', o grupo brilhou tanto ou mais que as pulseiras que ofereciam, no entanto, não foram os únicos, já que, até agora, fãs subiram ao palco. O primeiro foi Lourenço Lampreia, que levava um cartaz a pedir para tocar com a banda. Chris Martin acedeu, e o momento tornou-se delicioso para os presentes. O jovem subiu e cantou e tocou a música que queria com a banda, 'The Hardest Part' [A parte Mais Difícil] - algo que pode ser (re)visto aqui.

Já no 2.º dia de concertos, também uma jovem subiu ao palco. Chris Martin convidou uma rapariga a subir ao palco durante a interpretação do tema 'Magic'. Novamente com o piano como cenário, os dois sentaram-se lado a lado - com a jovem a não conseguir conter a emoção. Já o cantor, ao ver o seu nervosismo, sorriu de forma carinhosa e entoou o verso 'When I'm next to you' [Quando estou a teu lado].

... ao primeiro-ministro...

Já na plateia, foi possível 'apanhar' o primeiro-ministro, António Costa, que assistiu ao 2.º dia de concerto, enquanto, em Lisboa, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, era interrogado na Comissão Parlamentar de Inquérito à TAP, numa audição que começou pouco depois das 17h30. A internet não 'resistiu' em reagir com humor.

... até Sérgio Conceição

Também o treinador do FC Porto, 'entrou em campo', mas, desta vez, para ficar nas bancadas. Numa altura em que a luta pelo título pode acabar este fim de semana, Sérgio Conceição ainda ouviu alguns adeptos a pedir-lhe o título. "Conceição, faz do Porto campeão", ouve-se.

Os bilhetes, as detenções... e as indicações (ainda em vigor) 

A corrida aos bilhetes levaram não só levou à imposição de certas regras e propagação de informações que ainda são úteis para quem vai aos concertos que faltam, mas também a dezenas de detenções. A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica levou ao longo dos meses fiscalizações que, registadas a especulação na venda de bilhetes, resultaram em multas para os injuriados em centenas de euros.

A presidente executiva da plataforma Ticketline, Ana Ribeiro, disse, ainda em agosto, que a procura pelos concertos de Coldplay em Portugal estava a atingir níveis históricos no país. 

"É inédito em Portugal, nunca houve tanta procura para um evento em Portugal!", explicou Ana Ribeiro.

Coimbra teve mesmo mais encanto?

Depois de uma 'folga' na sexta-feira, o grupo sobe hoje ao palco do Estádio Cidade de Coimbra, para o penúltimo dos quatro concertos - esgotados.

Se haverá mais surpresas ou não, só quem lá está - ou vê nas redes sociais - saberá, mas, para além de encantarem a plateia, os Coldplay têm vindo a encantar-se também com a cidade. Pelo menos, parecem concordar com isso em cima de palco, dado que se renderam à língua portuguesa e a Coimbra, e cantaram a 'Balada da Despedida". "Coimbra tem mais encanto", tem-se ouvido Chris Martin a cantar.

Leia Também: Banda da Ass. de Paralisia Cerebral de Coimbra pede encontro com Coldplay


  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório