Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Coldplay já estão em Portugal (e deixaram foto do Estádio de Coimbra)

Banda britânica está no nosso país para quatro concertos - dias 17, 18, 20 e 21. Coimbra terá constrangimentos de trânsito durante este período de tempo. Fique a par.

Coldplay já estão em Portugal (e deixaram foto do Estádio de Coimbra)
Notícias ao Minuto

10:00 - 17/05/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Coldplay

Os Coldplay já estão em solo português para dar, esta quarta-feira, o primeiro de quatro concertos no nosso país, no âmbito da digressão 'Music of the Spheres'. Esta terça-feira, na rede social Twitter, a banda britânica publicou uma foto do Estádio Cidade de Coimbra e 'aproveitou' para deixar uma primeira mensagem aos fãs nacionais: "Vemo-nos amanhã [hoje]".

No ano passado, recorde-se, a banda de Chris Martin agendou inicialmente apenas uma data - a de hoje -, mas a elevada procura de bilhetes levou à marcação de uma segunda data, a 18 de maio, uma terceira, para dia 20 de maio e, por fim, uma quarta data a 21 de maio de 2023. A procura provocou ainda congestionamento no acesso aos sites oficiais, chegando a estar mais de 400 mil pessoas em espera na plataforma Ticketline.

Para Coimbra, que conta receber 200 mil pessoas, os concertos são uma oportunidade de projeção, uma vez que a cidade consta de uma lista de palcos da digressão que inclui Barcelona, Manchester, Milão, Copenhaga, Gotemburgo, Amesterdão, San Diego, Seattle, Vancouver, Los Angeles, entre outras metrópoles.

A cidade terá o trânsito condicionado, com alternativas para a mobilidade - que poderá conhecer aqui - e circuitos especiais nas carreiras de transportes públicos. O Notícias ao Minuto preparou ainda um guia com tudo o que precisa de saber quanto a horários, restrições e informações úteis para quem vai ao concerto - pode lê-lo neste link.

A última vez que a banda britânica atuou em Portugal foi em 2012, quando pisaram o Estádio do Dragão, no Porto. 

Mas, quem são os Coldplay? 

Criados em janeiro de 1998, em Londres, os Coldplay assinaram o primeiro contrato discográfico um ano depois, quando já estavam a abrir para bandas como Catatonia e a passar na Radio 1, da BBC.

A banda lançou o primeiro disco, intitulado 'Parachutes', em 2000, ano em que fizeram a primeira digressão em nome próprio, apenas no Reino Unido, onde esgotaram a totalidade das datas. Desde então, já lançaram mais oito discos de estúdio e passaram múltiplas vezes por Portugal, desde o festival Paredes de Coura em 2000 até 2012, no Estádio do Dragão, no Porto.

No ano passado, a banda divulgou o videoclipe do tema 'Humankind', que incluía imagens de Coimbra e de outras cidades europeias, como Barcelona, Milão, Manchester, Copenhaga, Zurique e Amesterdão.

'Humankind' é um dos temas do álbum mais recente dos Coldplay, 'Music of the Spheres', editado em 2021 e que dá nome à atual digressão mundial do grupo.

Leia Também: Coldplay sobem hoje ao palco em Coimbra para primeiro de quatro concertos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório