Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
MIN 10º MÁX 17º

Famalicão-FC Porto: Da vingança pode nascer o nome do novo campeão

Se os dragões perderem em solo minhoto, o Benfica sagra-se campeão de forma imediata.

Famalicão-FC Porto: Da vingança pode nascer o nome do novo campeão

Famalicão e FC Porto defrontam-se, este sábado, a partir das 20h30, em solo minhoto, num duelo relativo à 33.ª jornada da I Liga.

Um encontro que pode derivar para o nome do novo campeão, já que uma derrota dos azuis e brancos entrega de forma imediata o testemunho ao Benfica.

Por sua vez, um empate ou uma vitória do ainda campeão nacional adia a decisão do título para Alvalade. Resumindo, se os pupilos de Roger Schmidt fizerem igual ou melhor resultado do que o FC Porto erguerão sempre o ceptro.

De recordar que este será o quarto embate, na presente época, entre o Famalicão e o FC Porto, com os dragões a terem levado a melhor nas meias-finais da Taça de Portugal e no encontro da primeira volta para o campeonato.

Relembrar ainda que os dragões venceram as últimas nove partidas, já o Famalicão não descobriu o triunfo nos derradeiros cinco encontros.

Treinadores em discurso direto

João Pedro Sousa

O ruído que se criou à volta poderá mexer com a equipa? "As polémicas rigorosamente nada, nem faria sentido, já chegou o que aconteceu, ponto final. Sobre o jogo, como grupo de trabalho, o primeiro erro que poderíamos cometar seria olhar para trás. Porque são jogos e competições diferentes. O contexto é diferente. No último jogo, no Dragão, tínhamos de jogar para ganhar porque só um resultado nos interessava depois da derrota em casa na primeira mão e, portanto, a nossa postura tinha de ser mais ofensiva e a tentar condicionar o FC Porto. Foi dessa forma que entrámos, porque só nos interessava um resultado. Neste jogo os papéis estão um bocadinho invertidos. O FC Porto não quer deixar que o campeonato termine nestes próximos dias e arrastá-lo até ser campeão, e por isso só um resultado lhes interessa. Mas para nós não é um jogo especial, será igual a todos os outros. Preparámos o jogo de forma igual a todos os outros da Liga e estaremos muito bem preparados para um desafio contra uma equipa que provoca uma exigência grande nos adversários. Tirámos coisas positivas do jogo da primeira mão, mas na prática nunca vamos cair na tentação de ir buscar qualquer coisa atrás, porque pode ser um erro."

Ainda as polémicas: "Não faz sentido, o importante é o jogo e o espetáculo, seja que jogo for. É importante dar às pessoas o que elas querem quando pagam bilhete para vir ver o jogo. É nossa responsabilidade que isso aconteça e não tenho dúvidas que é isso que vai acontecer independentemente do resultado."

Sendo apologista da ideia de que o espetáculo é mais importante, depreende-se que está a pensar cumprimentar Sérgio Conceição antes do início do jogo?
"Não faz sentido falarmos disso. Cumprimentar ou não é um não assunto. O futebol é tão rico, é tão bonito, que o importante é falarmos do jogo e dos jogadores. É muito mais importante do que falar se o treinador A vai cumprimentar o treinador B."

Sérgio Conceição

Quarto jogo com o Famalicão. Espaço para surpresas? "Os jogos são todos diferentes. às vezes mudando um jogador a dinâmica é um bocadinho diferente e sei que um ou outro elemento do Famalicão não poderá estar, em relação ao que foi o último jogo connosco. Vai ser diferente com certeza, cada jogo tem a sua história e depende muito do que nós fizermos e permitirmos ao adversário, dentro dos diferentes momentos do jogo."

FC Porto atrás do Benfica: "Nem desmoraliza nem dá força anímica. O que fazemos, diariamente, é trabalhar no máximo. Se o Benfica está à nossa frente e depende só dele, alguma coisa não fizemos tão bem. Temos de focar-nos no nosso trabalho, preparámos o jogo para ir a Famalicão tentar o jogo. O ambiente, a diferença pontual na classificação, não tem de dar mais nem menos motivação."

Gesto frente ao Casa Pia: ""Todos o processo é precisamente pelos comentadores do seu canal [CMTV] e de outros comentadores de diferentes canais que passaram a semana toda a deduzir o que seria esse gesto, a insinuar que tenha sido algo. Então abriu-se um processo porque os comentadores do futebol pressupõem não sei o quê. Uns são afetos ao Benfica, outros ao Sporting, outros ao FC Porto, mas têm de receber o tacho ao fim do mês. E depois há abertura de um processo. Algo factual, escrito, em contraponto com o que é o relatório do árbitro, sem dúvida que é algo de compreensão extremamente difícil para mim, mas estou habituado ao lixo do futebol português, ao que é tóxico do futebol português, onde eu sou a primeira figura para toda essa gente. Pensam que me diminuem em alguma coisa... não é isso que me torna mais forte, mas cria-me mais um escudo, uma proteção para o que sou como pessoa e treinador. Esses comentadores que têm palco e fazem felizes os donos dos canais, é difícil mudarmos isso, vejo, nos outros países, comentários de futebol mesmo, o porquê das coisas. Neste jogo com o Casa Pia, o porquê daquele golo acontecer, o porquê de tirar, aos 50 e poucos minutos, o Fábio Cardoso, baixar o Matheus [Uribe], meter o André Franco para o corredor central e lançar o Veron. O que implicou no processo defensivo, nomeadamente no terço defensivo, sobre a linha defensiva do FC Porto e o que provocou no próprio jogo. Mas isso ninguém quer saber. Percebem muito pouco. E fico triste por ver que mesmo aqueles que percebem não falam disso. Preferem falar do gesto, do gesticular, do meu olhar fulminante, enfim. Insinuar e deduzir. Há algum comentário para o banco quando eu faço esse gesto? Há, sorrisos e disse que estava tudo bem, porque eu estava a receber uma proposta de duelo e a minha reação foi ir ao túnel ir buscar duas mini-balizas para jogar um contra um. Ia fazer isso como senhor que me estava a propor um duelo. De futebol não querem saber, pois não? Porque é que entrou o Grujic depois e o Mehdi acabou a oito. Viu isso? Sabe o que é a posição oito?"

Últimos onzes

Famalicão: Luiz Júnior, Alexandre Penetra, Otávio Ataíde , Riccieli, Francisco Moura, Zaydou Youssouf, Santi Colombatto, Pablo Felipe, Ivo Rodrigues, Iván Jaime, Jhonder Cádiz.

FC Porto: Diogo Costa, Pepê, Fábio Cardoso, Pepe, Wendell, André Franco, Matheus Uribe, Stephen Eustáquio, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi, Evanilson.

Últimos resultados

Famalicão: E-D-D-D-D

FC Porto: E-D-D-D-D

Ausências

Famalicão: Francisco Moura, Leandro Sanca, Pelé, Puma Rodríguez e Théo Fonseca.

FC Porto: João Mário.

Leia Também: "Se o Benfica está à frente, alguma coisa não fizemos tão bem"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório