Foi um dérbi intenso e digno de ficar registado na história do campeonato nacional de sub-23. De uma forma épica, p Benfica conquistou, esta quinta-feira, o primeiro triunfo na Liga Revelação ao vencer o Sporting com reviravolta no Seixal (3-2), em encontro que foi válido para a terceira jornada da primeira fase da Série B desta competição.
No Benfica Campus, na cidade do Seixal, os jovens da equipa principal do Sporting João Simões e Geovany Quenda, deslocaram-se até ao terreno do eterno rival para apoiar a formação leonina. E foram para o tempo de intervalo com motivos para sorrir.
Os leões chegaram à vantagem ao minuto 18 graças a um autogolo do defesa central belga Michée Ndembi, na sequência de um pontapé canto. Em novo pontapé de canto, Daniel Ciesielski saltou mais alto do que toda a gente e ampliou a vantagem da equipa que é liderada por Filipe Neto, à passagem dos 43 minutos de jogo.
Na segunda parte, no entanto, o Benfica reapareceu com vontade de dar a volta ao resultado e fez mesmo a reviravolta em 25 minutos, assegurando o triunfo sobre o eterno rival. Tudo começou aos 51 minutos. Na recarga a um livre direto de João Afonso que o guarda-redes do Sporting Diogo Clara defendeu para a frente, Rafael Quintas foi mais rápido do que toda a gente e apareceu para finalizar.
Com a discussão pelo resultado final reaberta pouco tempo depois do início desta etapa complementar, o empate esteve perto de se confirmar aos 60 e aos 61 minutos. Primeiro, Stevan Manuel chegou ligeiramente atrasado à bola colocada na área por Miguel Figueiredo. Logo de seguida, Peter Edokpolor apareceu pelo lado esquerdo e rematou com muita força, mas Diogo Clara conseguiu defender. Jaden Umeh, aos 67 minutos, entrou na área e rematou para defesa apertada do guardião adversário.
Ainda assim, a formação orientada por Vítor Vinha acabaria mesmo por alcançar o golo do empate em cima do minuto 74. No lado esquerdo, e após combinar com Olívio Tomé, o extremo João Afonso driblou dois adversários já no interior da área e, de ângulo muito difícil, atirou a contar para o fundo das redes.
Embalados por este empate, os encarnados acabaram por consumar a reviravolta. Olívio Tomé, que tinha estado ligado ao tento da igualdade, foi lançado no lado esquerdo por João Afonso, autor do golo do empate, e irrompeu pelo corredor fora até atirar a contar.
Esta é a primeira vitória do Benfica na competição, depois da derrota (0-1) com o Torreense no único jogo que já tinha disputado - a partida em atraso diante do Farense acontece no próximo dia 30 de agosto.
O Sporting mantém-se na liderança da prova com seis pontos, fruto de duas vitórias contra Portimonense (3-0) e Estrela da Amadora (3-1), e em igualdade pontual com o Torreense. Ainda assim, os verde e brancos podem vir a ser ultrapassados no topo da classificação pela equipa de Torres Vedras, que ainda não disputou a terceira jornada.
Leia Também: Marítimo volta a competir na Liga Revelação dois anos depois