O Napoli acabou por ser uma das várias equipas que esteve de olho na contratação de Viktor Gyokeres nos últimos dois mercados de transferências de verão, mas nunca chegou a concretizar uma oferta concreta. Esta quinta-feira, a imprensa italiana revela a razão explicada por parte de Aurelio De Laurentiis.
"Eu poderia ter vendido Kvaratskhelia naquele momento: o Paris Saint-Germain oferecia mais de 200 milhões de euros pelo pacote Kvara-Osimhen . No entanto, eu havia prometido a Conte que o manteria e não me sentia à vontade para fazer isso. Com esses fundos, a ideia era comprar Gyokeres", revelou o presidente do Napoli em entrevista ao Corriere della Serra que será publicada na totalidade esta sexta-feira, com um excerto citado pelo jornalista Gianluca Di Marzio.
"Tive de o vender porque o seu agente ameaçou invocar o Artigo 17.º. Após a extraordinária primeira temporada do georgiano, avançámos imediatamente para negociar uma renovação, aumentando o seu salário e oferecendo-lhe uma quantia muito significativa, sabendo que um valor demasiado baixo atrairia o interesse de muitos clubes dispostos a oferecer-lhe contratos faraónicos. No entanto, o seu agente, Mamuka Jugeli, tinha outros planos tanto para si próprio como para o jogador", continuou.
"No final do segundo ano do seu contrato, realizou-se o Campeonato Europeu na Alemanha. Manna, Chiavelli e eu voámos para Dusseldorf para resolver a situação, mas Mamuka continuou a empatar, alegando que Giuntoli lhe tinha prometido dinheiro que nunca foi pago. Uma mentira fácil de verificar", confessou Aurelio De Laurentiis.
No entanto, Gyokeres acabou por sair do Sporting rumo ao Arsenal, com Osimhen a não ir parar a Paris, mas sim a Istambul. Após uma temporada emprestado ao Galatasaray, o club da Turquia decidiu pagar 75 milhões de euros para o manter a título definitivo, dado o domínio do clube com o avançado nigeriano a liderar a frente de ataque.
Sobre a contratação de Antonio Conte para novo treinador nesta temporada, o presidente napolitano não hesitou em contar a história: "Conheci-o há muitos anos nas Maldivas. Ele é incansável no trabalho, tal como eu. É claro que ambos amamos profundamente o que fazemos e, para mim, isso é fundamental. Controverso? Você diz controverso, eu prefiro dizer visionário", completou.
Depois do título na temporada passada, apenas o quarto da sua história, o Nápoles tem nova hipótese de fazer algo inédito e ganhar pela primeira vez em toda a sua história o estatuto de bicampeão da Serie A. Esta temporada, com a contratação de nomes como o de Kevin De Bruyne, Lorenzo Lucca e Noa Lang, os italianos às ordens de Antonio Conte serão novamente candidatos ao título de campeão.
Gyokeres vai ter novo colega no Arsenal
De acordo com o jornalista especialista em transferências Fabrizio Romano, o negócio de Erebechi Eze para o Arsenal está fechado e poderá chegar a valores a rondar os 69 milhões de euros, sendo uma 'interceção' aos spurs, que tinham as negociações avançadas, mas nunca chegaram a fechar a chegada do internacional inglês.
Com esta contratação milionária, são já sete os reforços para esta temporada, de modo a Mikel Arteta poder atacar a conquista do título que já foge desde a época invencível dos gunners. Além de Eze, também Vitkor Gyokeres, Christian Mosquera, Noni Madueke, Christian Norgaard, Martin Zubimendi e Kepa Arrizabalaga chegaram ao Emirates Stadium nesta temporada, que aplicará uma pressão extra ao treinador espanhol, que pode vir a ser despedido caso acabe a época de 'mãos a abanar'.
Fazendo as contas, já foram retirados dos cofres do Arsenal quase 300 milhões de euros em jogadores para 2025/26, com as saídas a perfazerem um total de 'apenas' nove milhões de euros, protagonizados pela transferência em definitivo do português Nuno Tavares para a Lazio.
Leia Também: Napoli tenta inédito 'bi' contra históricos na luta pelo 'scudetto'