Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Igreja 'em xeque', vírus, fogos e cheias. As mais lidas de País em 2022

Relembre os principais acontecimentos que marcaram Portugal e as notícias mais lidas de 2022 da secção de País do Notícias ao Minuto.

Igreja 'em xeque', vírus, fogos e cheias. As mais lidas de País em 2022
Notícias ao Minuto

08:30 - 31/12/22 por Notícias ao Minuto

País Mais lidas 2022

O ano de 2022 está a terminar e 2023 está aí ao virar da esquina. Durante estes 365 dias, Portugal fez-se de vários acontecimentos que marcaram a atualidade do início ao fim do ano. 

O começo foi marcado por uma suspeita de terrorismo na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. João, um estudante de engenharia de 21 anos, planeava um ataque violento depois de se ter inspirado em tiroteios e ataques que tiveram lugar nos Estados Unidos. Foi travado pela PJ antes de avançar com a ideia.

Em março, a Polícia de Segurança Pública (PSP) foi surpreendida com uma notícia que deixou todo o país em choque e as forças de segurança de luto. Um dos seus agentes, Fábio Guerra, morreu na sequência de agressões à porta de uma discoteca em Lisboa.

Dois meses depois, o ex-banqueiro João Rendeiro, condenado em três processos relacionados com o colapso do BPP, foi encontrado morto dentro da cela na prisão onde estava preso na África do Sul.

O ano ficou manchado pela morte de mais uma criança num contexto de crime com contornos macabros. Jéssica, de três anos, foi espancada pela alegada ama, em Setúbal, por uma suposta dívida de tráfico de droga por parte da mãe. Por sinal, recentemente, e já meio ano depois da morte da menina, a mãe foi detida, tendo ficado em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa.

Numa altura de acalmia, e com o levantamento de quase todas as restrições impostas pelo Governo face à pandemia de Covid-19, a infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal voltou a deixar o país em alerta.

Em nova polémica, Portugal fica a saber, aos poucos, das queixas sobre abusos sexuais associados à Igreja Católica pelo país. Com 400 denúncias registadas, o cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, colocou o lugar à disposição depois de conversar com o Papa.

Da pandemia às crises no SNS, muitas foram as dificuldades com que a agora ex-ministra da Saúde Marta Temido se deparou nos últimos dois anos, que, de resto, culminaram na decisão de se retirar do lugar. Entre elas, a 'gota de água' foi a morte de uma mulher grávida enquanto era transferida do Hospital de Santa Maria para o Hospital São Francisco Xavier, por falta de vagas no serviço de neonatologia. 

O ano fecha com o último mês marcado pelas cheias e os desalojados em consequência das chuvas fortes, vento, trovoada e agitação marítima a afetar o país. O mau tempo provocou mesmo a morte a uma mulher de 55 anos. Morava em Lisboa, numa cave que ficou inundada. O marido salvou-se.

As 10 notícias de País mais lidas de 2022: 

Leia Também: Mãe de Jéssica e alegados raptores acusados de homicídio qualificado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório