Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PJ impediu atentado na Universidade de Lisboa. Jovem detido

O arguido, de 18 anos, foi detido em flagrante com várias armas proibidas.

PJ impediu atentado na Universidade de Lisboa. Jovem detido

Um jovem de 18 anos foi detido pela Polícia Judiciária, esta quinta-feira, suspeito de estar a preparar um atentado terrorista.

De acordo com uma nota da PJ e da Procuradoria-Geral da República, a "investigação foi desencadeada por suspeitas de atentado dirigido a estudantes universitários da Universidade de Lisboa".

De acordo com as autoridades, foi dada a "máxima prioridade" a esta investigação, devido "à gravidade das suspeitas", o que permitiu, às primeiras horas de hoje, "interromper a atividade criminosa em curso".

A operação da Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional Contraterrorismo (UNCT), envolveu buscas domiciliárias, nas quais foram apreendidos "vastos elementos de prova, que confirmariam as suspeitas iniciais".

"Para além de várias armas proibidas, seriam igualmente apreendidos outros artigos suscetíveis de serem usados na prática de crimes violentos, vasta documentação, isto, para além um plano escrito com os detalhes da ação criminal a desencadear", indica o documento.

O jovem, detido em flagrante pela posse das armas, está indiciado pela prática do crime de terrorismo e será amanhã presente a primeiro interrogatório judicial para conhecer que medidas de coação lhe serão aplicadas.

De acordo com a CNN, o alerta terá sido dado às autoridades portuguesas pelo FBI, que detetou conversas em chats onde o português, estudante de engenharia, anunciava a intenção de cometer este atentado.

É ainda referido que o crime estaria planeado para esta sexta-feira na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Inicialmente davam como alvo o Instituto Superior Técnico.

[Notícia atualizada às 19h19]

Leia Também: Suspeito de roubar embarcação de recreio é detido a tentar vendê-la

Recomendados para si

;
Campo obrigatório