Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Mãe de Jéssica e alegados raptores acusados de homicídio qualificado

Inês Tomás está ainda acusada de ofensas à integridade física. Entre os crimes que recaem sobre a família da alegada ama estão um crime de tráfico de estupefacientes e um crime de violação agravada.

Mãe de Jéssica e alegados raptores acusados de homicídio qualificado
Notícias ao Minuto

16:01 - 21/12/22 por Tomásia Sousa

País Jéssica

Inês Tomás, a mãe da menina de 3 anos morta em Setúbal, em junho, assim como o casal de alegados raptores e a filha destes foram acusados de homicídio qualificado.

Segundo a CNN Portugal, no caso da mãe, foi acusada pelo Ministério Público dos crimes de homicídio qualificado e ofensas à integridade física, por omissão.

O despacho de acusação do Ministério Público, a que a Lusa teve hoje acesso, refere que a suposta ama da menina, Ana Pinto, o marido, Justo Ribeiro Montes, e a filha, Esmeralda Pinto Montes, estão acusados de homicídio qualificado consumado, rapto, rapto agravado e coação agravada.

Estes três arguidos, bem como outro filho de Ana Pinto, Eduardo Montes, estão ainda acusados de um crime de violação agravado e de um crime de tráfico de estupefacientes agravado.

O despacho de acusação refere ainda vários episódios de alegadas agressões à menina por parte de Ana Pinto, Justo Ribeiro Montes e Esmeralda Pinto Montes, que a retiveram em sua casa para garantir o pagamento de uma dívida da mãe, que nunca denunciou a situação às autoridades.

Recorde-se que a mãe de Jéssica e o filho da 'ama' da menina foram detidos na semana passada. A mulher ficou a aguardar julgamento em prisão preventiva, enquanto o homem, de 28 anos, ficou sujeito a apresentações periódicas.

Antes, logo dias após o crime, já tinham sido detidos a alegada ama, uma mulher de 52 anos a quem a mãe devia dinheiro, o marido desta, de 58 anos, e a filha de ambos, de 27 anos.

Recorde-se que Jéssica morreu em junho, no Hospital de Setúbal, onde foi sujeita a manobras de reanimação sem sucesso, já depois de uma equipa de emergência ser chamada à casa da família. Os primeiros relatos indicavam que a criança tinha estado na casa da ama durante vários dias.

Segundo revelou aos jornalistas a avó de Jéssica, Rosa Tomás, os sinais de maus-tratos já seriam evidentes quando a mãe foi buscar a criança a casa da alegada ama.

A autópsia veio a revelar que a menina esteve várias horas em profundo sofrimento ao ser alvo de mais de 50 golpes.

De acordo com informações entretanto conhecidas, a menina foi usada como correio de droga, transportando estupefacientes no corpo, alegadamente introduzidos pela família da alegada ama, cuja prática a progenitora da menina sabia e era cúmplice.

[Notícia atualizada às 18h17]

Leia Também: Morte de criança em Setúbal. Mãe de Jéssica fica em prisão preventiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório