Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Solução aeroportuária. "Arrasta necessidade de gigantesco investimento"

O constitucionalista Vital Moreira criticou a solução anunciada na quarta-feira pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, que abriu portas a uma crise governativa.

Solução aeroportuária. "Arrasta necessidade de gigantesco investimento"
Notícias ao Minuto

16:45 - 30/06/22 por Teresa Banha

País Vital Moreira

O constitucionalista Vital Moreira criticou, esta quinta-feira, a solução aeroportuária para Lisboa anunciada ontem pelo Governo - e, entretanto, revogada pelo primeiro-ministro, António Costa, que se reuniu, esta tarde, com o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos. No blogue Causa Nossa, o professor fala dos eventuais investimentos que serão necessários para um aeroporto em Alcochete, assim como da "surpresa" deixada aos sociais-democratas.

"Poucas semanas depois de 'convidar' o PSD a indicar a solução para o novo aeroporto, o Governo veio anunciar uma solução-surpresa, sem sequer informar previamente o líder do PSD, que só no final desta semana assume o seu cargo, expondo-se à justa crítica deste", começou por escrever o ex-eurodeputado do Partido Socialista, referindo-se a Luís Montenegro, que assume este fim-de-semana a liderança do Partido Social Democrata. "Um pouco mais de consistência era bem-vinda!", considerou.

O socialista sublinhou ainda que a solução apresentada pelo ministério tutelado por Pedro Nuno Santos ia de encontro à alternativa proposta pela ANA/Vinci. "Quanto à solução que é adotada, o Governo retoma a solução Portela+Montijo, mas não como alternativa ao novo aeroporto", referiu, lembrando que esta é uma solução "temporária", visto que o objetivo será fechar as portas do Humberto Delgado quando o Aeroporto de Alcochete estiver operacional, algo que o plano anunciado pelo ministro das Infraestruturas previa para 2026.

"A decisão de optar por Alcochete, também do outro lado do Tejo, para a localização do novo aeroporto, faz certamente rejubilar o lobby financeiro-imobiliário que desde o início apostou nessa solução para instalação de uma sucursal da capital", nota ainda o constitucionalista, referindo que vão existir "proveitos de milhares de milhões de euros".

Vital Moreira apontou ainda que esta é uma solução que condena "definitivamente o país a solução aeroportuária territorial e demograficamente descentrada", uma saída que "arrasta consigo a necessidade de um gigantesco investimento nos acessos rodo-ferroviarios, incluindo uma nova travessia sobre o Tejo".

Leia Também: Aeroporto: Ambientalistas saúdam recuo em relação ao Montijo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório