Governo aprova Proposta de Lei sobre Estatuto da Pessoa Idosa

O governo aprovou hoje uma proposta de Lei que define o Estatuto da Pessoa Idosa, que "estabelece um conjunto de direitos, princípios e garantias destinados a assegurar a autonomia, qualidade de vida e segurança da população idosa".

Idoso, idosos, mãos, lar de idosos, velho

© Shutter Stock

Lusa
10/07/2025 21:15 ‧ há 3 horas por Lusa

País

Idosos

Segundo o comunicado divulgado após a reunião do Conselho de Ministros de hoje, "para além de promover o envelhecimento ativo, o Estatuto prevê o acesso a habitação digna e adequada, a cuidados de saúde especiais e a medicamentos, bem como a prevenção da violência e promoção do voluntariado sénior".

 

A Proposta de Lei consagra também a "promoção do acesso ao apoio domiciliário através de uma maior articulação entre prestadores de cuidados médicos, instituições do setor social e da saúde e as autarquias".

As disposições do Estatuto da Pessoa Idosa tinham sido aprovadas no parlamento em 17 de janeiro, depois de terem sido inicialmente aprovadas em Conselho de Ministros em outubro de 2024.

Segundo a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que apresentou o documento no parlamento em janeiro, o objetivo é reunir num mesmo instrumento jurídico um conjunto de direitos já vigentes, ao mesmo tempo que são criadas políticas públicas que promovem um envelhecimento ativo e valorizado por toda a sociedade.

Leia Também: De drones a familiares: Assim atuou o grupo que assaltou idosos no Norte

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas