Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sobe para 54 número de infetados em fábrica do Carregado

O número de infetados pela covid-19 subiu para 54 na fábrica de cerâmica Geberit, no Carregado, no concelho de Alenquer, foi hoje divulgado em conferência de imprensa.

Sobe para 54 número de infetados em fábrica do Carregado
Notícias ao Minuto

14:18 - 14/07/20 por Lusa

País Covid-19

O coordenador da Saúde Pública da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, disse que 54 dos 419 trabalhadores testados estão positivos, enquanto os restantes acusaram negativo.

"É o número final dos testes", esclareceu, adiantando que os trabalhadores infetados nesta empresa do distrito de Lisboa estão a recuperar em isolamento domiciliário e nenhum está internado.

O responsável garantiu que o "surto está controlado", depois de terem sido identificados os trabalhadores infetados e destes terem sido isolados. Por outro lado, estão a ser efetuados contactos de vigilância junto de pessoas próximas dos doentes infetados.

O surto surgiu quando, há uma semana, dois trabalhadores apresentaram sintomas, fizeram o teste de diagnóstico à covid-19 e acusaram positivo, o que implicou a testagem progressiva do total de trabalhadores.

diretor da empresa, Mário Cunha, afirmou que, desde março, está a ser implementado o plano de contingência para a prevenção e combate à covid-19, com medidas que vão desde o uso de máscaras, desinfeção de locais e mãos, alteração de hábitos no refeitório e nos turnos de trabalho.

Ainda assim, a empresa está a trabalhar no reforço de medidas, como a utilização de máscaras antes da entrada na portaria e na sensibilização para a alteração de comportamentos.

Dentro da fábrica, o surto não obrigou ao encerramento de qualquer secção, mas a sua "atividade foi reduzida a 20%".

À medida que os resultados negativos têm surgido, a empresa tem vindo a chamar os trabalhadores para retomar a produção.

O presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, e da União de Freguesias do Carregado e Cadafais, José Martins, admitiram que, numa freguesia com 45 nacionalidades diferentes, têm existido "ajuntamentos", aos quais as duas autarquias têm estado atentas, comunicando-os à GNR.

Ainda assim, defenderam que não se justifica implementar medidas junto da comunidade, além das que estão em vigor.

Na segunda-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou a deteção de 42 casos de infeção pelo novo coronavírus na zona do Carregado, distrito de Lisboa.

pandemia de covid-19 já provocou mais de 573 mil mortos e infetou mais de 13,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.662 pessoas das 46.818 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: DGS confirma 42 casos positivos em surto no Carregado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório