Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 28º

Relações oficiais dos Estados Unidos com os Açores duram há 225 anos

As relações oficiais dos Estados Unidos com os Açores começaram há 225 anos, quando o Presidente George Washington nomeou o primeiro cônsul oficial dos Estados Unidos, John Street, em 1795.

Relações oficiais dos Estados Unidos com os Açores duram há 225 anos
Notícias ao Minuto

09:08 - 26/02/20 por Lusa

País EUA

Segundo a embaixada dos Estados Unidos, o consulado do país em Ponta Delgada é o "continuamente operacional mais antigo do mundo", mas este foi, numa primeira fase, localizado na ilha do Faial, com filiais em Ponta Delgada.

Os Estados Unidos e os Açores possuem uma longa relação, tendo os primeiros habitantes do arquipélago chegado ao país por via da baleação, no século XVIII, uma vez que baleeiras norte-americanas vinham recrutar no arquipélago homens com reputação de bons marinheiros.

Depois do vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, em 1957, o então senador John Fitzgerald Kennedy e um colega italiano, John Pastore, fizeram passar uma emenda no Senado, denominado de 'Azorean Refugee Act', que permitiu a emigração de milhares de açorianos, também de outras ilhas, que aproveitaram a abertura.

Neste momento, estima-se que existam 1,5 milhões de descendentes açorianos concentrados maioritariamente nos Estados de Massachusetts, Rhode Island e Califórnia.

Durante algum tempo, os Estados Unidos tiveram um agente consular na ilha das Flores, tendo, em 1917, todas as operações do consulado fixado-se em São Miguel.

Após John Street ter sido nomeado cônsul na Horta, Thomas Hickling, um empresário jovem americano que se mudou para São Miguel, em 1769, foi nomeado vice-cônsul em Ponta Delgada, também em 1795. Hickling deixou nos Açores lembranças e histórias que sobrevivem até hoje, sendo uma delas uma pedra com seu nome gravado, datada de 1770, que está situada perto de uma das piscinas vulcânicas do Vale das Furnas.

O diplomata criou um palácio de verão que designou de "Yankee Hall", nas Furnas, que se tornou a génese dos jardins do Hotel Terra Nostra.

O primeiro edifício do consulado em Ponta Delgada foi o Hotel São Pedro, atualmente uma escola de hotelaria. Durante o século XIX, representar os Estados Unidos tornou-se uma tradição para a família Dabney, uma vez que três gerações daquela família serviu o país, até que partiu em 1892, dos Açores.

A atual cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores é Kathryn Ryan Hammond,  especialista na área de segurança, com o titulo de agente especial supervisora. Sendo diplomata desde 2005, completou o seu treino em investigações criminais em Glynco, no Estado norte-americano da Georgia.

A sua primeira comissão de serviço foi em Washington, de 2005 a 2009, seguindo-se a embaixada americana em Cabul (2009-2010) e o consulado do Rio de Janeiro (2010-2012).

De 2015 a 2017, esteve em Libreville, no Gabão, como oficial de segurança, regressando novamente a Washington por mais dois anos. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório