Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Proteção Civil nega qualquer envolvimento no caso das golas

Mourato Nunes foi constituído arguido esta quarta-feira. Uma informação que o próprio confirmou, em comunicado enviado às redações.

Presidente da Proteção Civil nega qualquer envolvimento no caso das golas
Notícias ao Minuto

14:26 - 19/09/19 por Natacha Nunes Costa com Lusa

País Golas Antifumo

O presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) confirmou, esta quinta-feira, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, que foi, ontem, constituído arguido no processo relativo ao ‘Programa Aldeia Segura Pessoas Seguras’.

No mesmo comunicado, a ANEPC refere que, tal como Mourato Nunes disse a toda a estrutura da Proteção Civil, “não concede nas imputações invocadas quanto ao seu envolvimento em quaisquer que possam ser os factos deste processo”.

Nesse sentido, o presidente da ANEPC “continuará a colaborar ativamente com a Justiça, não deixando, porém, de exercer todos os direitos que o referido estatuto lhe confere, em sua defesa e no sentido do apuramento da verdade".

O estatuto de arguido foi agora confirmado pelo próprio, mas fonte ligada ao processo já tinha dado à agência Lusa essa informação.

Além de Mourato Nunes, tenente-general e ex-comandante geral da GNR, o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, foi também constituído arguido esta quarta-feira, dia em que foram realizadas oito buscas domiciliárias e 46 não domiciliárias, no âmbito de um processo relacionado com as  polémicas golas antifumo.

Recorde-se que o Ministério Público (MP) está a investigar os negócios efetuados no âmbito dos programas 'Aldeia Segura, Pessoas Seguras', nos quais foram distribuídos cerca de 70 mil ´kits´ com as golas antifumo, e "Rede Automática de Avisos à População" (SMS) por suspeitas de fraude na obtenção de subsídio, de participação económica em negócio e de corrupção.

Leia Também: Secretário de Estado pede demissão e é arguido no caso das golas antifumo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório