Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Chuva e queda de neve. O menu que o estado do tempo reserva hoje para si

Não, ainda não pode dar descanso ao guarda-chuva.

Chuva e queda de neve. O menu que o estado do tempo reserva hoje para si
Notícias ao Minuto

08:00 - 22/11/18 por Melissa Lopes

País IPMA

A semana está a ser marcada por períodos de chuva e esta quinta-feira não será muito diferente, com a previsão de aguaceiros e queda de neve nas terras altas. 

De acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta vai ser uma quinta-feira com períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado no litoral da região Norte, Baixo Alentejo e Algarve.

São esperados aguaceiros, em especial no litoral nas regiões Norte e Centro onde podem ser por vezes fortes, acompanhados de trovoada, rajadas de vento e queda de granizo. Devido a estas condições, seis distritos do litoral Norte e Centro (Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo) estão sob aviso amarelo, pelo menos, até às 9 horas desta manhã.

Pode contar, também, com a queda de neve acima de 1.200/1.400 metros na região Centro e acima dos 1.000/1.200 metros na região Norte.

Quanto ao vento, soprará fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante sul, sendo por vezes moderado a forte (30 a 40 km/h) na faixa costeira a norte do Cabo Carvoeiro e nas terras altas.

Relativamente às temperaturas, as máximas previstas variam entre os 16ºC em Santarém, Setúbal e Faro, 15ºC em Lisboa e Leiria, 14ºC em Beja, Évora, Coimbra, Porto, Viana do Castelo e em Braga, 12ºC em Castelo Branco, 11ºC em Vila Real, 10ºC em Viseu, 9ºC em Bragança e 6ºC na Guarda.

As mínimas vão rondar os 12ºC em Faro, os 9ºC em Lisboa e em grande parte do país, os 7ºC em Portalegre e Castelo Branco e, arrepie-se, os 4ºC em Bragança e os 3ºC na Guarda.

No que às ilhas diz respeito, nem o arquipélago da Madeira nem o dos Açores escapam às previsões de chuva. Na Madeira, onde a previsão é de aguaceiros fracos, as temperaturas variam entre os 20ºC de máxima e os 13ºC de mínima.  Nos Açores, a temperatura máxima esperada ronda os 19ºC nas Flores e os 16ºC em Ponta Delgada; já as mínimas situam-se nos 11ºC. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório