Meteorologia

  • 19 NOVEMBRO 2018
Tempo
MIN 7º MÁX 7º

Edição

Gestora do SIRESP responde com recurso a chumbo do Tribunal de Contas

Informação foi dada, ao início da noite desta quarta-feira, pelo Ministério da Administração Interna e pelo Ministério das Finanças num comunicado conjunto.

Gestora do SIRESP responde com recurso a chumbo do Tribunal de Contas
Notícias ao Minuto

20:18 - 10/10/18 por Natacha Nunes Costa 

País Incêndios

A entidade gestora do SIRESP vai recorrer do chumbo do Tribunal de Contas (TdC) às mudanças ao contrato que o Estado tem com a empresa gestora desta rede de emergência nacional.

De acordo com um comunicado conjunto, enviado às redações pelo Ministério das Finanças e pelo Ministério da Administração Interna, pode ler-se que "toda a relação com a Sociedade SIRESP foi pautada pela estrita defesa do interesse público e pela salvaguarda da segurança das populações” e, por esta razão, a entidade gestora do sistema vai "recorrer do acórdão".

Ainda segundo o mesmo documento, foi prioridade do Governo dotar a Rede SIRESP “de procedimentos e mecanismos de redundância não previstos no contrato em vigor, designadamente no âmbito da rede de transmissão (interligação entre as estações base e os comutadores) e de energia, tornando-a mais resistente a falhas decorrentes de situações de emergência e catástrofe” para o combate aos incêndios de 2018.

Uma operação que implicou a alteração ao contrato do SIRESP, justificam os ministérios, de forma a garantir a “redundância da rede de suporte à atividade operacional e a dar resposta aos graves constrangimentos identificados” nos incêndios de 2017.

Os ministérios frisam ainda que “não foram produzidos quaisquer efeitos financeiros relativos à alteração contratual proposta”.

Recorde-se que, esta quarta-feira, o Tribunal de Costas divulgou que decidiu recusar o visto ao aditamento contratual entre o Governo e a gestora do SIRESP, aprovado em conselho de ministros a 5 de abril.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório