Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:19 - 08/10/18 por Lusa

País IPMA

Em risco de incêndio, de acordo com o IPMA, estão mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Guarda e Bragança.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Governo decidiu prolongar até 15 de outubro o período crítico de incêndios no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios devido às circunstâncias meteorológicas expectáveis para a primeira quinzena de outubro.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo e pequena subida da temperatura mínima nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e subida da máxima, em especial no litoral Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, sendo do quadrante oeste na região Sul, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas do Norte e Centro e Alto Alentejo até ao final da manhã e no final do dia, e temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar hoje entre os 05 graus Celsius (em Bragança) e os 15 (em Faro) e as máximas entre os 20 graus (na Guarda) e os 29 (em Santarém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório