Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Sérgio Conceição deu 'grito de guerra': Título é para conquistar

Após a derrota com o Paços de Ferreira, o técnico do FC Porto reuniu com o plantel e sublinhou que este continua a depender de si próprio para se sagrar campeão. Na conversa, as polémicas ficaram de parte e os erros da equipa na Mata Real foram o principal foco.

Sérgio Conceição deu 'grito de guerra': Título é para conquistar
Notícias ao Minuto

07:52 - 14/03/18 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto FC Porto

A derrota do FC Porto em Paços de Ferreira reacendeu a luta pelo título. O Benfica venceu o Desportivo das Aves e encurtou para dois pontos a distância para o topo, ao passo que o triunfo em Chaves deixou o Sporting a cinco pontos dos dragões.

No entanto, a pressão dos rivais não mudou minimamente a mensagem de Sérgio Conceição para o seio do grupo. Sabe o Desporto ao Minuto que, no treino que sucedeu ao encontro na Capital do Móvel, o técnico fez questão de reforçar que o título continua a estar ao pleno alcance da equipa.

É verdade que, a partir desta jornada, o Benfica – que irá receber o FC Porto em abril – passa a depender de si mesmo para conquistar o inédito pentacampeonato, mas também o é que os dragões seguem na liderança isolada da tabela.

Com isso em mente, o treinador colocou de parte todas condicionantes que a equipa encontrou na Mata Real – das condições meteorológicas ao alegado “anti-jogo” do Paços de Ferreira – e centrou o seu discurso unicamente naquilo que a equipa poderia – e deveria – ter feito melhor.

Já esta terça-feira, foi a própria equipa técnica a reunir-se para fazer uma análise tática mais aprofundada ao jogo do passado fim de semana e dar início à preparação do dérbi da Invicta, no sábado, no estádio do Dragão, onde espera uma resposta contundente.

Dragão em vantagem, águia desafogada e leão a correr por fora

A sensivelmente dois meses do fecho do campeonato, o FC Porto tem um calendário, teoricamente, mais complicado (e ligeiramente mais congestionado) do que o Benfica, neste momento, seu principal rival na luta pelo título.

Até maio, os dragões terão de visitar Lisboa por três vezes: uma para defrontar o Belenenses, outra para se degladiar com o Benfica e a última, a 18 de abril, para jogar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, com o Sporting.

Além disso, o líder da tabela terá de se deslocar à Madeira, para a partida com o Marítimo, e a Guimarães, para o embate da última jornada com o Vitória. Em casa, tem encontro marcado com Boavista, Desportivo das Aves, Vitória de Setúbal e Feirense.

Quanto ao Benfica, tem na visita a Alvalade o seu teste teoricamente mais complicado, com o Sporting. Tem, ainda, de visitar Feirense, Vitória de Setúbal e Estoril, e de receber Vitória de Guimarães, FC Porto, Tondela e, no fecho do campeonato, Moreirense.

Quanto ao Sporting, além de ter de recuperar uma desvantagem de cinco pontos – que na prática são seis, fruto da desvantagem no confronto direto com o FC Porto – terá, dos três ‘grandes’, o calendário mais ‘apertado’.

Até ao término da campanha 2017/18, a equipa de Jorge Jesus tem dez encontros marcados, que poderão ser ainda mais, caso seja capaz de eliminar o Viktoria Plzen e carimbar o passaporte para os quartos-de-final da Liga Europa.

Além do embate europeu, os leões têm de receber Rio Ave, Paços de Ferreira, Boavista e Benfica, e deslocar-se aos redutos de Sporting de Braga, Belenenses, Portimonense e Marítimo. A estes duelos, há que acrescentar a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, em Alvalade, com o FC Porto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório