Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Soares passou de 'vilão' a 'herói' e ofereceu triunfo ao dragão

O FC Porto 'vingou-se' da Taça da Liga e venceu o Sporting por 1-0, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Soares passou de 'vilão' a 'herói' e ofereceu triunfo ao dragão
Notícias ao Minuto

08:58 - 08/02/18 por Luís Alexandre

Desporto Taça de Portugal

O FC Porto deu um passo em frente na eliminatória das meias-finais da Taça de Portugal, após ter vencido o Sporting, por 1-0, em pleno Estádio do Dragão. 

Um duelo que deixou boas indicações das duas equipas. Aliás houve bastante equilíbrio em termos de qualidade entre leões e dragões - não é por acaso que, ao intervalo, a posse de bola estava repartida, 49% para o Sporting e 51% para o FC Porto. 

Porém, o 'menino mal comportado' da Taça da Liga virou 'herói' e acabou por oferecer o triunfo à equipa azul e branca. 

De Rebelde a salvador num piscar de olhos

Falando em Tiquinho Soares, o avançado brasileiro foi importantíssimo nesta primeira mão da meia-final da Taça de Portugal, marcando o único tento da partida. 

Depois de uma noite para esquecer nas 'meias' da Taça da Liga - tendo entrado em conflito com Sérgio Conceição após ser substituído - o atacante de 27 anos voltou a merecer a confiança do treinador e o jogador devolveu o gesto com um golo.

Este foi o terceiro remate certeiro de Tiquinho frente ao Sporting. Na temporada passada, a contar para o campeonato nacional, o jogador bisou frente aos leões. 

Gelson de regresso mas sem conseguir ajudar o leão

Foi a dúvida que só se desfez perto do início do encontro. Depois de três jogos sem jogar (frente ao V. Setúbal, Vitória SC e Estoril), Gelson Martins voltou a ser titular e todos os focos estavam virados para si. 

A presença do internacional português foi bem notória dentro campo, especialmente no setor mais avançado do terreno, porém, Doumbia não soube acompanhar o 'endiabrado' Gelson, e o contributo do criativo acabou por cair por terra. 

Ao longo dos 90 minutos foi possível ver em várias ocasiões que Gelson Martins saía em contra-ataque rápido e muitas das vezes não tinha linhas de passe, perdendo a posse de bola. 

A ausência de Bas Dost foi visível no apoio ao jovem leão. É necessário encontrar alguém capaz de fazer o papel do internacional holandês, enquanto estiver de baixa. 

Já não se via um Sporting assim há muito

Com a derrota no Estádio do Dragão, a equipa comandada por Jorge Jesus somou a segunda derrota consecutiva  - uma situação inédita esta temporada.

Além disso, o poderio ofensivo está abaixo do habitual. Nos últimos quatro jogos, o Sporting apenas conseguiu encontrar as redes da baliza contrária por uma ocasião.  Circunstância estranha para uma equipa que contabiliza 76 golos na presente época. 

FC Porto VS Sporting
5 Oportunidades de Golo 0
15 Remates 7
7 Remates à Baliza 2
13 Recuperações de Bola 2
8 Cantos 4
0 Foras de jogo 3
2/0 Cartões Amarelos/Vermelhos 3/1
17 Faltas cometidas 27

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório